62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 2. Comportamento Animal
ANÁLISE COMPORTAMENTAL DE UM GRUPO DE Saguinus niger (CALLITRICHIDAE, PRIMATES) RESIDENTE NO CENTRO NACIONAL DE PRIMATAS (CENP) ANANINDEUA-PARÁ
Mika Ester Aihara 1
Paulo Henrique Gomes de Castro 2
1. Centro Universitário do Pará
2. Instituto Evandro Chagas/Centro Nacional de Primatas
INTRODUÇÃO:

A espécie Saguinus niger é caracterizada pela grande adaptabilidade, os estudos encontrados são considerados tímidos para a espécie, em relação aos aspectos comportamentais principalmente em cativeiro. Sem estudos prévios são poucas as chances de sobrevivência de um animal cativo que se pretende introduzir em vida livre.

 

METODOLOGIA:

Foi descrito o comportamento de um grupo de Saguinus niger encontrado em cativeiro no Centro Nacional de Primatas (CENP), visando futura introdução em vida livre. Oito animais mantidos em pequenos recintos dentro de galpões fechados foram reagrupados e transferidos para um amplo recinto localizado em pequena reserva na própria instituição. Foi elaborado etograma com padrões comportamentais agrupados em descansar, locomoção, alimentação, evacuação, alerta e comunicação. A coleta de dados se baseou nos métodos de varredura scan sampling, e animal focal.

RESULTADOS:

Com o método scan sampling foram anotados 2096 registros e para o método Animal focal tivemos 530 minutos de observação. No geral Locomoção totalizou 42% dos registros, Descanso 23%, Alerta 2%, Evacuação 1%, Alimentação com 15% e Comunicação com 17% do orçamento comportamental do grupo. A atividade mais frequente foi Descansar com 833 registros e Locomoção com 788 registros, e o grupo dedicou em média 17,2 segundos e 12,5 segundos respectivamente a cada uma delas. Os demais, Alimentação, Alerta e Comunicação Social tiveram 69, 54 e 65 registros respectivamente, a média foi de 76,7 segundos, 20,2 segundos e 18,6 segundos.

 

CONCLUSÃO:

No decorrer do projeto, através das observações pode-se perceber que a interação com o grupo silvestre foi intensificada, chegando à aproximação direta através da tela e um evidente interesse recíproco entre os grupos silvestre e cativo, o que é muito positivo para o plano futuro de revigoramento populacional da espécie nos bosques do CENP.

O espaço amplo do recinto estimulou os animais a se exercitar intensamente com deslocamentos horizontais e verticais, assim como o ambiente foi mais propício ao forrageio furtivo por insetos, tanto no piso do recinto quanto na folhagem acumulada no teto.

As duas primeiras gerações demonstraram maior interesse pelos indivíduos de vida livre podendo estar relacionado com a maturidade sexual e busca de acasalamento o que as torna potenciais exemplares para futuro plano de introdução em vida livre.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Saguinus niger, Comportamento, Cativeiro .