62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
MOTIVAÇÃO DOS TURISTAS COM O PRODUTO TURÍSTICO DESTINAÇÃO EM MACEIÓ-AL.
Angelo Antônio Cavalcante Martins 1
Mário Jorge Torres de carvalho 1
Alysson Mariano Alves 1
Elizabeth Conde Arnaiz 1
1. Universidade Federal de Alagoas / Ufal
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho considera em suas bases teóricas o fato de o turismo ser um dos principais fatores constituintes da economia alagoana, e por meio desse pressuposto, evidencia-se a relevância de se realizar um estudo que vise analisar as variáveis que integram o processo de motivação do turista. A partir do delineamento que tem como origem o processo de motivação, puderam-se visualizar possíveis conexões acerca da tomada de decisão em turismo com os atributos associados a uma viagem de lazer. Entendendo a influência de tais processos no que tange ao âmbito motivacional do indivíduo, foi possível estabelecer as ligações da cadeia meio-fim que trata das necessidades dos clientes por meio das características do produto. As cadeias meio-fim são modelos que têm como objetivo explicar como a seleção de um produto facilita o alcance de estados finais desejados. Desta feita, a confecção do material a seguir exposto está configurada dentro de um ambiente de ineditismo, posto que uma abordagem com seu enfoque voltado para o turismo ainda não havia sido trabalhada. Sendo assim, esta pesquisa representa um ganho substancial no que concerne aos estudos dos anseios dos turistas oriundos de Alagoas.
METODOLOGIA:
A população que compôs esta pesquisa foi formada pelo universo de turistas emissivos da cidade de Maceió que estavam realizando sua primeira viagem de lazer. A amostra foi composta por 15 (quinze) entrevistados que estavam em situação condizente com a proposta pelo respectivo projeto. A técnica através do qual os dados foram coletados foi a entrevista em profundidade, que foram combinadas sempre de acordo com a disponibilidade dos turistas que aceitaram colaborar com este trabalho, respondendo às perguntas propostas pelo roteiro de entrevistas. Um dos instrumentos facilitadores da coleta dos dados foi um gravador portátil que permitia a gravação dos diálogos para posterior análise e outra ferramenta utilizada para a confecção da cadeia meio-fim foi o software CmapTools, que é responsável pela construção de mapas conceituais e auxiliou significativamente no delineamento da cadeia proposta por esta pesquisa. Desse modo, a metodologia adotada neste projeto baseou-se em uma pesquisa exploratória, voltada para uma análise qualitativa. Assim sendo, este projeto transcorreu por meio de entrevistas em profundidade, mediante uma amostra obtida para a composição do perfil do turista emissivo de Maceió.
RESULTADOS:
Os turistas que se predispuseram a participar desta pesquisa deveriam encontrar-se na condição de estar empreendendo sua primeira viagem de lazer, sendo enquadrados como turistas emissivos de Alagoas. Para atingir os objetivos do presente projeto fez-se necessária a utilização de mecanismos que corroboraram significativamente para a confecção da cadeia (leia-se software, gravador portátil e roteiro de entrevistas). Sendo assim, pode-se aferir que as pessoas entrevistadas dão maior ênfase ao benefício Sair da rotina quando possuem o intuito de buscar se divertir em uma viagem de turismo. Ou seja, os atrativos que a cidade de destino do viajante disponibiliza para que o mesmo possa usufruir para se divertir foi apontado como o fator primordial para que este pudesse sair de sua rotina diária. A Divulgação apresenta um papel tão importante quanto o Custo da viagem, visto que, uma boa campanha publicitária promovendo a cidade e suas belezas naturais, bem como seus pontos turísticos, possui uma relevância precípua para atrair a atenção dos turistas emissivos de Alagoas. Desta feita, o turista, ao deixar o Estado para empreender uma viagem de lazer, tende a levar em consideração outros aspectos que não apenas o Custo da Viagem para atender os seus desejos de sair com a família.
CONCLUSÃO:
O desenvolvimento da cadeia meio-fim teve o intuito de demonstrar a influência que os fatores de uma destinação turística exercem sobre os viajantes, no que concerne aos aspectos motivacionais que auxiliam diretamente para que o indivíduo possa consolidar seu processo de tomada de decisão de escolha. A análise dos dados demonstra a importância de alcançar o elevado nível de sensações relacionadas a aspectos de âmbito pessoal e social. Em um contexto geral, pode-se constatar que as destinações turísticas devem estar preparadas para atender os desejos dos turistas e devem estar estruturadas para que possam aperfeiçoar os seus serviços, de modo que estes venham se tornar um diferencial relevante e positivo no que tange às atividades realizadas pelos viajantes na cidade visitada. Portanto, os aspectos de pioneirismo relacionados tanto à temática da cadeia meio-fim quanto o seu delineamento relacionado ao turismo, configuram a este projeto um caráter inovador, onde a análise dos atributos ligados ao turismo proporcionou entender melhor as opiniões dos indivíduos que decidem realizar uma viagem de lazer e quais os fatores motivacionais que levam tais pessoas a se decidirem no momento da tomada de decisão de escolha da sua destinação turística.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL
Palavras-chave: TURISMO, MOTIVAÇÃO, CADEIAS MEIOS-FIM.