62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 4. Parasitologia Geral
Biodiversidade de carrapatos Amblyomma sp. como vetores de doenças de interesse em saúde pública nas margens do rio Sorocaba  
Mariana da Rocha Botelho 1
Pedro Luiz S. Pinto 1
1. Depto. Ciências Biológicas- Fac. Biologia, PUC-P
INTRODUÇÃO:

Encontrados em todo território brasileiro, os carrapatos são ectoparasitas de animais doméstico, silvestre e do homem. São considerados de grande importância do ponto de vista da saúde pública, pelo importante papel que desempenham como vetores de microrganismos patogênicos. As rickettsias são bactérias patogênicas que provocam doenças. A transmissão da doença ao ser humano se dá através da inoculação da saliva do carrapato infectado. Amblyomma cajennense e Amblyomma dubitatum ou Amblyomma cooperi, pertence à família dos Ixodidae e subfamília Amblyomminae e são carrapatos que completam apenas uma geração por ano.

O objetivo desse projeto era estimar a população desses ectoparasitas em alguns trechos do rio Sorocaba

METODOLOGIA:

No presente projeto, foram realizadas seis coletas em quatro pontos na margem do Rio Sorocaba. O objetivo desse projeto era estimar a população desses ectoparasitas em alguns trechos do rio Sorocaba. A captura dos carrapatos foi feita utilizando a técnica de armadilha de CO2, essa armadilha é eficaz para coleta de carrapatos de vida livre num raio de até 10m. A técnica consiste em colocar aproximadamente 500g de gelo seco no centro de uma flanela branca (1,0m x 1,0m) esticada sobre o solo, contendo fita adesiva de dupla face em suas extremidades.

O tempo de permanência da armadilha no local da coleta é de uma hora.

A identificação dos carrapatos foi realizada no Laboratório de Parasitologia do CCMB, com a utilização de lupa.

Só os indivíduos adultos que foram identificados em gênero e espécie, sendo que as ninfas e larvas ainda não estão totalmente desenvolvidas para passarem pela chave dicotômica, para identificar a espécie.

Os critérios adotados para identificação foram baseados na chave dicotômica desenvolvida por Aragão e Fonseca (1961).

 

RESULTADOS:

A primeira coleta teve resultado negativo para todos os pontos, as outras cinco coletas foram positivas, onde foram encontrados ectoparasitas em quase todas as armadilhas.

Todos os exemplares recuperados independente evolutiva (larvas, ninfas e adultos) foram classificados como pertencentes ao gênero Amblyomma, os adultos foram identificados em gênero e espécie, são 37 fêmeas e 19 machos Amblyomma dubitatum ou Amblyomma cooperi, 12 machos e 13 fêmeas Amblyomma cajennense.

O estágio de ninfa ocorreu o ano todo, com maior abundância de julho dezembro, período esse que coincide com o aumento de casos de FMB áreas endêmicas de SP e MG.

O aumento da população de adultos de A.cajennense na mata ciliar, de outubro a dezembro, coincidiu com os índices mais elevados de precipitação pluviométrica, umidade relativa e temperatura, entre novembro e março, estando de acordo com o padrão sazonal conhecido para esta espécie de carrapato na Região Sudeste do Brasil. Por outro lado, os adultos de A. dubitatum apresentaram os maiores picos a partir de julho, diferenciando-se do padrão observado para adultos de A.cajennense.

Alguns estudos demonstraram que o carrapato A.cajennense realiza apenas uma geração por ano na Região Sudeste do Brasil,sendo este padrão controlado pela ocorrência de diapausa comportamental nas larvas não alimentadas, durante a primavera e o verão.

CONCLUSÃO:

No presente projeto tivemos nosso objetivo alcançado sendo que conseguimos obter exemplares dos ectoparasitas que estavamos procurando, então pudemos concluir que esses areas de coletas os municipes presentes nesses locais estão em contato com carrapatos que podem transmitir doenças de interesse em saúde pública, apenas será necessario para garantir a presença da bactéria Rickettsia rickettsia um estudo de PCR nos exemplares coletados ou coletar outros exemplares para a realização desse novo estudo.

Instituição de Fomento: PIBIC- CEPE
Palavras-chave: Rio Sorocaba, Carrapatos, Vetores de doenças.