62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
DIFICULDADES DE GESTÃO DE AULA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM INÍCIO DE CARREIRA NA ESCOLA
Rubens Claro da Silva Junior 1
Isabel Porto Filgueiras 2
1. Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCBS (IC)
2. Profª. Drª. - Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCBS (Orientadora)
INTRODUÇÃO:
A gestão de aula caracteriza-se como a capacidade de manter um ambiente favorável às aprendizagens. Envolve competências de comunicação, organização das atividades, regras  e atitudes. A literatura aponta a gestão como uma das principais dificuldades do iniciante, gerando dúvidas sobre sua capacidade de ministrar aulas e aplicar inovações. Na Educação Física, este tema é pouco abordado, mas seu estudo pode contribuir para orientar conteúdos da formação docente. O objetivo desta pesquisa foi identificar as dificuldades de gestão de aula manifestadas pelos professores iniciantes e classificar as dificuldades de gestão de aula por recorrência.
METODOLOGIA:
A modalidade de investigação adotada para este estudo é a pesquisa descritiva. A pesquisa foi realizada com 24 professores de Educação Física de uma Rede de Educação da grande São Paulo. O instrumento utilizado foi um questionário escrito com questões abertas. Os pesquisadores contataram os sujeitos em uma capacitação da Rede, apresentaram a pesquisa, a carta de informação e de livre consentimento e mantiveram-se presentes para esclarecimentos.  Os resultados foram apresentados e discutidos com os sujeitos após a tabulação e análise. As respostas foram tratadas por meio da análise de conteúdo.
RESULTADOS:
Os dados demonstram que 71% das dificuldades na gestão relacionam-se aos comportamentos dos alunos como indisciplina, desatenção, desinteresse, brigas e uso de roupa inadequada. Os dados reforçam a falta de compreensão e domínio dos sujeitos sobre a gestão de aula, sobre quais são seus recursos e de quem é a responsabilidade de adequar a maneira de gerir às demandas. Outros 22% associaram-se à infra-estrutura escolar com maior incidência para turmas numerosas; estrutura física e falta de materiais, além de falta de apoio da direção e da inatividade dos alunos nas demais disciplinas. Os sujeitos lecionam no setor público e as, muito comentadas, características negativas desse segmento transpareceram nos dados obtidos. Apenas 7% das dificuldades relacionam-se a aspectos dos próprios professores como  pouca experiência prática; pouco tempo para planejar; e dificuldade de transpor a teoria para a prática. A baixa incidência de dificuldades dependentes dos próprios professores demonstram que os professores não conhecem e não dominam as várias dimensões da gestão de aula, seus instrumentos e suas estratégias.
CONCLUSÃO:

A predominância das dificuldades sobre o comportamento dos alunos comprova pouco conhecimento e habilidade em gerir dos sujeitos investigados. Os cursos de formação devem contemplar técnicas de gestão de aula e de comunicação que ajudem o egresso. A literatura indica saídas às dificuldades apresentadas: experiências práticas na graduação que contemplem técnicas de gestão e comunicação supervisionadas pelos professores; estabelecer junto com os alunos contratos pedagógicos no início do ano letivo; efetuar a sobreposição dos comportamentos disruptivos sem alterar o andamento da aula; organizar o espaço e o material a ser usado previamente e durante as atividades; dividir responsabilidade sobre o andamento da aula com os alunos; fazer o monitoramento e a supervisão das atividades; oferecer sempre conteúdos e estratégias motivantes ligadas aos anseios do alunado; observar e estar em contato com professores mais experientes durante os primeiros anos de docência e procurar apoio na equipe gestora da escola apesar da insegurança em se expor.

Instituição de Fomento: PIVIC Mackenzie
Palavras-chave: Educação Física Escolar, gestão de aula, formação de professores.