62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 2. Manejo Florestal
DINÂMICA DE UM REMANESCENTE DE FLORESTA OMBRÓFILA MISTA EM SÃO FRANCISCO DE PAULA - RS
Ângelo Augusto Ebling 1
Solon Jonas Longhi 1
Luciano Farinha Watzlavick 2
Régis Villanova Longhi 1
Simone Filipini Abrão 1
Ana Flávia Boeni 1
1. Departamento de Ciências Florestias, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.
2. Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO, PR.
INTRODUÇÃO:

Este estudo integra um conjunto de pesquisas do Projeto Ecológico de Longa Duração - PELD/CNPQ intitulado "Conservação e Manejo Sustentável de Ecossistemas Florestais - Bioma Araucária e suas Transições". Tem por objetivo analisar a dinâmica de um remanescente de Floresta Ombrófila Mista, localizado no município de São Francisco de Paula - RS.

 

Foram analisados o número de árvores que ingressaram no estrato arbóreo e o número de árvores que morreram, durante um período de nove anos. As taxas de ingresso e mortalidade foram analisadas em nível de famílias botânicas, espécies e grupos ecológicos. Estudos como esse possibilitam um melhor entendimento dos processos dinâmicos florestais, fornecendo subsídios para que possam ser feitas predições sobre a floresta, escolha de regimes de manejo que garantam a conservação e continuidade desses remanescentes assim como a recuperação de áreas degradadas. 

 

METODOLOGIA:

A área de estudo fica localizada na Floresta Nacional de São Francisco de Paula - RS (FLONA/IBAMA). Situada entre as coordenadas geográficas 29º 24' e 29º 27' de latitude sul, e 50º 22' e 50º e 25' longitude oeste, na microrregião dos Campos de Cima da Serra. Ocupa uma área de 1.606,69 ha, onde deste total 901,9 ha são ocupados por floresta natural. O solo da região é classificado como Cambissolo Húmico Alumínico Típico. O clima, segundo Köppen é do tipo "Cfb".

 

 A coleta de dados foi realizada através de inventário contínuo, em 10 parcelas fixas de 100m x 100m, formando conglomerados de um hectare cada um. Todos indivíduos inseridos dentro das parcela foram identificados a nível de espécie, sendo considerados do estrato arbóreo aqueles cuja circunferência a altura do peito fosse maior ou igual a 30 cm (CAP ≥ 30 cm). Árvores sem atividades fisiológicas ou caídas, foram classificadas como mortas. Foram feitas medições anuais entre os anos de 2000 à 2008.

 

RESULTADOS:

 Considerando os indivíduos que ingressaram e morreram entre os anos de 2000 a 2008, observou-se que as taxas de mortalidade foram superiores as taxas de ingresso, com 993 indivíduos e 862 indivíduos, respectivamente. As espécies que obtiveram a maior representatividade nas taxas de ingresso foram: Casearia decandra, representando 19,4% do número total de indivíduos. Seguida por Sebastiania brasiliensis (10,8%), Ilex paraguariensis (6,5%), Cinnamomum glaziovi (3,5%), Myrceugenia cucullata (3,2%).

As espécies com as maiores taxas de mortalidade foram: Sebastiania brasiliensis com 9,7% do total geral, seguido por Araucaria angustifolia (7,5%), Myrceugenia cucullata (5%), Sapium glandulosum (4%) e Casearia decandra (3,2%).

Considerando as famílias botânicas, as que tiveram maior número de indivíduos presentes nas taxas de ingresso foram: flacourtiaceae com 19% do total de indivíduos, Myrtaceae (16%), Euphorbiaceae (12%), Lauraceae (9%), Aquifoliaceae (8%). As famílias com maior taxa de mortalidade foram: Myrtaceae (25%), Euphorbiaceae (17%), Araucariaceae (7%) Aquifoliaceae (5%).

Analisando os grupos ecológicos, pode-se verificar que a menor taxa de ingresso foi ocupada por espécies Pioneiras (5,6%), espécies Secundárias Iniciais e Tardias representaram 44,8% e 34% respectivamente. Espécies de clímax representaram 15,6% do número de ingressos. Considerando as taxas de mortalidade, espécies Pioneiras representaram 17,5% do total, Secundárias Iniciais e Tardias 44% e 28% respectivamente, espécies de Clímax representaram 10,5%.

CONCLUSÃO:

Observou-se que o fragmento de Floresta Ombrófila Mista está em um processo dinâmico, em que:

- A quantidade total de indivíduos está diminuindo lentamente devido essencialmente a mortalidade de espécies Pioneiras e Secundárias;

- O ingresso de indivíduos para o estrato arbóreo está ocorrendo essencialmente com as espécies caracterizadas como Secundárias e de Clímax;

- O fragmento de Floresta Ombrófila Mista está em processo sucessional em que de forma lenta e gradual vai se aproximando das características da composição florestal primária;

- A diferença entre o número de ingressos e mortalidade de uma determinada espécie, ou família pode ser explicada pelos processos dinâmicos, que de forma lenta e gradual fazem o fragmento de Floresta Ombrófila Mista se aproximar das características da composição florestal primária.

 

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Palavras-chave: Floresta natural, Manejo Florestal, Sucessão Florestal.