62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 3. Filosofia - 2. Filosofia
O ESTATUTO DO SILÊNCIO EM WITTGENSTEIN: o sentido do convite ao silêncio proposto na proposição 7 (sete) do Tractatus
Bruno Cézar Damasceno 1
Bortolo Valle 1
1. Pontificia Universidade Católica do Paraná
INTRODUÇÃO:
"O que não se pode falar, deve-se calar". A proposição sete do Tractatus Lógico-Philosophicus de Wittgenstein encerra sua obra com um convite ao silêncio depois de estabelecer uma complexa compreensão da linguagem enquanto isomorfia. O caminho a ser enfrentado para se alcançar o silêncio, ou ainda, a dimensão mística é a distinção entre o dizer e o mostrar. Partindo do seu interior, a linguagem oferece a passagem da lógica à ética. A primeira como essência de tudo aquilo que está no mundo e, portanto, daquilo que pode ser dito, e a ética como condição de tal essência, que se mostra no silêncio.
METODOLOGIA:
Para a compreensão do silêncio como uma atitude ética, fez-se necessário um mapeamento teórico de comentadores que realizam uma leitura heterodoxa do Tractatus, à luz dos Diários Filosóficos e dos Diários Secretos
RESULTADOS:
A atitude ética expressa a experiência fundamental do Tractatus que é a possibilidade de dizer o mundo e a de calar frente aos seus limites (limites do mundo, da linguagem e do pensamento).
CONCLUSÃO:
As conclusões do Tractatus nos leva a um mergulho no inefável como condição para a vida feliz e a dissolução dos "enigmas da vida", visto a conclusão do autor em textos posteriores de que mesmo que a ciência resolva os problemas do mundo, aqueles da vida ficarão por ser resolvidos.
Palavras-chave: WITTGENSTEIN, Tractatus, ESTATUTO DO SILÊNCIO .