62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Arquitetura e Urbanismo - 5. Arquitetura e Urbanismo
PAISAGEM SOLIDÁRIA: percepções e subsídios dos eixos viários para a gestão democrática da cidade de curitiba, paraná
Fábio Salvador Aparecido Santos 1
Leticia Peret Antunes Hardt 1
Jaquelline Flores e Brito 1
1. Pontificia Universidade Católica do Paraná
INTRODUÇÃO:
A paisagem das cidades é resultante das formas de produção dos seus espaços, dentre os quais se destacam os eixos viários, onde os transeuntes se deslocam e percebem importantes componentes paisagísticos urbanos
METODOLOGIA:
A partir do estabelecimento de referencial teórico e metodológico de análise da paisagem de eixos viários, foi realizada a caracterização das principais diretrizes de gestão desses espaços em Curitiba, fundamentada em fontes documentais do seu processo de planejamento. A seleção da área específica de estudo - Rua Conselheiro Laurindo, na região central - foi efetivada pela avaliação das tipologias de eixos viários de Curitiba, considerando-se especialmente suas funções de circulação de veículos e de pedestres, associadas à presença de diferenciadas unidades paisagísticas no mesmo eixo. Na seqüência, foram estruturados questionários de análise vivencial da população e formulários de mapas mentais dos entrevistados, os quais foram submetidos a teste inicial e à posterior aplicação amostral, gerando dados sobre o processo perceptual acerca dos compartimentos paisagísticos em questão. De posse dessas informações, foram avaliados os resultados sobre a percepção da paisagem da via, confrontando-os com as diretrizes de gestão de eixos viários curitibanos.
RESULTADOS:
Com os dados sistematizados, comprova-se a hipótese de que existe relativa desvinculação do processo de planejamento com o que é percebido e apreciado pelos cidadãos na paisagem, propondo-se subsídios ao processo solidário de gestão participativa de cidades.
CONCLUSÃO:
Face aos resultados alcançados, conclui-se que os eixos viários caracterizam-se como importantes espaços de estruturação da paisagem urbana e que seu tratamento ajustado a diferentes unidades paisagísticas contribui para o processo perceptual e para a recuperação da área central. Recomenda-se, portanto, a viabilização de ações de revitalização viária, promovendo maiores níveis de qualidade espacial e de vida urbana.
Palavras-chave: PAISAGEM SOLIDÁRIA, gestão democrática , eixos viários.