62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Arquitetura e Urbanismo - 5. Arquitetura e Urbanismo
PAISAGEM SOLIDÁRIA: percepções e subsídios das áreas verdes para a gestão democrática de Curitiba, Paraná
Jaquelline Flores e Brito 1
Leticia Peret Antunes Hardt 1
Fábio Salvador Aparecido Santos 1
Lígia Moreira Alves Drula 1
Pamela Mazini Stürmer 1
1. Pontificia Universidade Católica do Paraná
INTRODUÇÃO:
Associado às mudanças nos modos de vivência e de produção no mundo contemporâneo, o adensamento do meio urbano tem alterado a paisagem das grandes cidades, tornando essencial a conservação de áreas verdes para amenização dos impactos oriundos dessas mudanças.
METODOLOGIA:
A fundamentação teórico-conceitual e metodológica do estudo foi estruturada visando à sistematização de teorias e conceitos sobre paisagem, áreas verdes e respectiva percepção desses espaços, dentre outros. Posteriormente, foram identificadas as principais tipologias de áreas verdes de Curitiba e suas relações com o processo de planejamento urbano. A seleção de espaços de relevância para o estudo, representados pelo Passeio Público e pela Praça Santos Andrade, na região central da cidade, foi resultante da identificação de áreas verdes de tipologias e de portes diferenciados presentes na mesma via - Rua Conselheiro Laurindo. Por intermédio da aplicação - por teste inicial e posterior amostragem - de questionários de análise vivencial da população e de formulários de mapas mentais dos entrevistados, foi interpretado o processo perceptual da paisagem dos espaços em questão, relacionados aos compartimentos arborizados da via, com confrontação dos resultados com as diretrizes de gestão das áreas verdes de Curitiba.
RESULTADOS:
Como conseqüência, diagnostica-se a comprovação da hipótese sobre a existência de relativa desvinculação da percepção e apreciação dos cidadãos com o processo de planejamento das cidades e de suas áreas verdes, tornando possível a proposição de fundamentos ao processo solidário de gestão urbana participativa.
CONCLUSÃO:
Concluindo-se pela relevância das áreas verdes na paisagem urbana, especialmente em regiões centrais, recomenda-se a sua conservação, tanto para manutenção ou recuperação da qualidade ambiental quanto para a elevação dos níveis de condição de vida das comunidades envolvidas.
Palavras-chave: PAISAGEM SOLIDÁRIA, áreas verdes , gestão democrática .