62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
PEQUENAS CIDADES DA MICRORREGIÃO DE PAU DOS FERROS: APONTAMENTOS A PARTIR DE ANÁLISE E REGISTROS DE CAMPO
Keliane Queiroz de Lima 1
Josué Alencar Bezerra 1
1. Departamento de Geografia, CAMEAM/UERN
INTRODUÇÃO:
O estudo sobre as pequenas cidades brasileiras, apesar de relativamente novo, já foi pautado na Geografia em trabalhos de importantes estudiosos do caso urbano. Apesar de estes importantes registros ter contribuído para os estudos do urbano, o arcabouço teórico e metodológico existente sobre as pequenas cidades brasileiras ainda é muito incipiente, uma vez que a diversidade e heterogeneidade regional têm gerado dificuldades na compreensão da produção destes espaços. Nessa perspectiva, buscamos socializar nossa experiência com os demais pesquisadores desse patamar de cidades e contribuir com as discussões sobre as pequenas cidades brasileiras, especialmente aquelas localizadas no semiárido nordestino, regiões economicamente frágeis. Para tanto, o trabalho que propomos vem apresentar os resultados de uma pesquisa desenvolvida junto ao Núcleo de Estudos de Geografia Agrária e Regional (NuGAR), do Curso de Geografia do CAMEAM/UERN. Através desta, escolhemos o estudo da Gênese da formação sócio-territorial das pequenas cidades localizadas na Microrregião de Pau dos Ferros - RN, no qual procuramos estudar as nuanças e especificidades da região, tendo em vista a produção do espaço regional e sua dinâmica socioeconômica nas últimas décadas.
METODOLOGIA:
A busca de elementos necessários à decodificação da realidade urbana das pequenas cidades da Microrregião de Pau dos Ferros foi encaminhada por meio de estudos teóricos e empíricos. Realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre os autores que discutem a temática das pequenas cidades, bem como sobre a evolução histórica do processo de formação das cidades junto à historiografia norte-rio-grandense. As informações secundárias foram obtidas através de um levantamento estatístico junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para identificar o comportamento dos principais indicadores socioeconômicos no período em análise. Em nosso trabalho demos importância ao estudo de campo nas 17 cidades pesquisadas. Através deste, realizamos observações diretas e também a coleta de dados primários junto aos habitantes, por meio da aplicação de cerca de 450 formulários abertos e realização de entrevistas semi-estruturadas a comerciantes, gestores e a população local de cada cidade. Após coleta dos dados, estes foram interpretados, tabulados, transformados em gráficos e mapas e analisados sobre um enfoque qualitativo, tendo em vista o caráter subjetivo da pesquisa.
RESULTADOS:
A Microrregião de Pau dos Ferros é considerada a mais fragmentada do Rio Grande do Norte, possuindo 17 cidades com uma população bastante pequena. Localizada em região economicamente frágil, estas cidades tiveram sua formação associada a uma economia voltada para as atividades agropastoris, transformando estes espaços em fornecedores de produtos primários para a população local e abastecimento de feiras livres na região. A sobrevivência destas cidades é garantida pelos repasses governamentais, principalmente através do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O desemprego constitui-se no principal problema, principalmente entre os mais jovens, uma vez que o setor público e os poucos estabelecimentos comerciais (de caráter familiar) não absorvem a mão-de-obra existente. A procura por oportunidade de emprego associada à busca por estudo em universidades, escolas e cursos tem sido o principal motivo para a fuga dos jovens para outras localidades. A busca exacerbada pela manutenção do poder político e a ausência de um suporte econômico vem gerando problemas de ordem infraestruturais nestas cidades. Apesar do típico "ar de tranquilidade" são visíveis, nesses espaços problemas com a violência, o tráfico de drogas, o alcoolismo, o homicídio, o assalto, o furto entre outros.
CONCLUSÃO:
O estudo das pequenas cidades da Microrregião de Pau dos Ferros - RN nos possibilita o entendimento da problemática que envolve as cidades desse porte, sobretudo as que estão inseridas nas regiões economicamente frágeis do semiárido nordestino. Entendemos que nas últimas décadas, as mudanças que se processaram na estrutura produtiva do Rio Grande do Norte desencadearam uma grande crise na economia da região. Esse aspecto, aliado à insuficiente atuação do poder público, contribuiu para o surgimento de vários problemas socioespaciais, dentre eles: fragilidade econômica, desemprego generalizado e ausência de infra-estrutura urbana para garantir a demanda social. Mesmo diante das demandas existentes, as cidades pequenas devem ser vistas como espaços potenciais, capazes de promover o desenvolvimento regional. Para tanto, faz-se necessária uma democratização na gestão pública, uma ampla participação popular e a efetivação de uma nova política urbana que vise à promoção social dos indivíduos, à garantia das necessidades básicas e ao acesso dos serviços necessários para uma melhor condição de vida para a população.
Instituição de Fomento: PRO-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA UERN-PROPEG
Palavras-chave: Pequenas cidades, Microrregião de Pau dos Ferros, Desenvolvimento regional.