62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 1. Bioquímica da Nutrição
EFEITO DA VITAMINA A NA EXPRESSÃO DA PROTEÍNA FERROPORTINA NO BAÇO
Gustavo Antônio Teixeira Chaves 1
Sandra Fernandes Arruda 2
Egle Machado de Almeida Siqueira 1
1. Departamento de Biologia Celular, Universidade de Brasília
2. Departamento de Nutrição, Universidade de Brasília
INTRODUÇÃO:
Estudos mostram a existência de uma relação sinérgica entre o metabolismo da vitamina A e do ferro. A hipovitaminose A parece promover a perda da homeostase de ferro levando ao acúmulo deste nos tecidos. Em função de seu potencial óxido-redutor, o ferro é capaz de catalisar reações de geração de Espécies Reativas de Oxigênio (EROs), e conseqüentemente promover danos oxidativos a biomoléculas. Devido a este efeito adverso, os organismos desenvolveram, estrategicamente, proteínas com funções específicas para a absorção, transporte e armazenamento do ferro, o que reduz sua concentração na forma livre. Estudo prévio mostrou que animais deficientes em vitamina A apresentam acúmulo de Fe no baço, sugerindo que a vitamina A regularia a expressão da ferroportina, proteína responsável pela exportação do ferro dos macrófagos. O presente projeto teve por objetivo investigar o efeito da deficiência de vitamina A na regulação da expressão do gene da proteína ferroportina (FPN ou Ireg1) no baço.
METODOLOGIA:
28 ratos Wistar, machos, com 21 dias, foram separados em dois grupos e tratados com duas dietas: Controle: dieta AIN-93G, com 4000 UI de vitamina A/kg dieta, e Deficiente em vitamina A (VA): dieta AIN-93G, sem qualquer fonte de vitamina A. Quatro ratos foram sacrificados no início do estudo (T0) e, após 15 (T15), 30 (T30) e 45 (T45) dias de tratamento, mais quatro animais de cada grupo foram sacrificados. O RNA total do baço foi extraído com TRIzol e tratado com DNAse. O cDNA foi sintetizado (kit ImProm-II Reverse Transcription System) e purificado em coluna de sílica. A amplificação do gene da ferroportina (Ireg1) foi realizada por PCR, e o produto da amplificação separado por eletroforese em gel de agarose 1%. A expressão relativa do mRNA da ferroportina foi calculada por meio da razão das intensidades relativas às bandas dos DNAs da ferroportina/actina, obtidas no software de densitometria PhotoCaptMw 10.01. Os dados foram analisados pelo teste ANOVA fator único, p < 0,05.
RESULTADOS:
No ensaio da cinética de amplificação, foram determinados 32 e 25 ciclos de amplificação do cDNA da FPN e actina, respectivamente, correspondentes a faixa linear de amplificação de cada um. No início do estudo (T0) não foi possível detectar RNA da ferroportina no baço dos animais (21 dias) pelo método PCR semi-quantitativo. No baço dos ratos do grupo deficiente em vitamina A, após 30 e 45 dias de tratamento, foi observado redução significativa nos níveis de mRNA da ferroportina em relação ao grupo Controle (p = 0,018 e 0,0014, respectivamente). Não foi observada expressão diferenciada da ferroportina no baço, intragrupo, ao longo do tempo de tratamento. Não houve diferença significativa no consumo de dieta e ganho de peso corporal entre os grupos.
CONCLUSÃO:
Os resultados sugerem que a vitamina A influencia a expressão da ferroportina no baço, e que a diferença significativa é observada a partir de 30 d de deficiência, quando a reserva de vitamina A hepática está praticamente esgotada. Estes resultados consubstanciam dados anteriores onde foi observado que a deficiência de vitamina A aumenta os níveis de ferro no baço e a expressão de hepcidina hepática, hormônio peptídico responsável pela internalização e degradação da ferroportina.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Ferro, Vitamina A , Ferroportina.