62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
Analise das relações alometricas ao longo da ontogenia do caranguejo goniopsis cruentata (Latreille, 1803) (Brachyura, grapsidae)
Bruna Tomé Fernandes de Santana 1
Maria Helena de Arruda Leme 2
1. Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCBS (IC)
2. Profª. Drª. - Universidade Prebiteriana Mackenzie - CCBS (Orientadora)
INTRODUÇÃO:
O crescimento dos crustáceos ocorre por meio de mudas, pelas quais o exoesqueleto velho é trocado por um novo. No decorrer do crescimento, é comum que certas partes do corpo aumentem em taxas diferentes de outras, isto é, há uma mudança nas dimensões corpóreas de um órgão especifico em relção ao todo. A análise de relção morfométrica entre duas variáveis pode ser descrita por uma equação matemática e é chamada de crescimento relativo. Uma das dimensões é considerada de referencia ou variavel independente (x), representa o tamanho do animal, enquanto a outra é denominada variável dependente (y). Para caranguejos braquiúros, análises do crescimento relativo de estruturas ligadas à reprodução permitem detectar o tamanho inicial da maturidade. No presente trabalho, objetivou-se analisar as relações alométricas do própodo e do abdômen em relação à largura da carapaça (variável independente), tanto para machos como para fêmeas do caranguejo de manguezal Goniopsis cruentata e correlacionar os níveis de alometria (valores do coeficiente de regressão, b) das equações lineares y = a+bX ao estilo de vida e aspectos reprodutivos da espécie.
METODOLOGIA:
Para a realização do presente estudo, foram realizadas coletas da espécie em um manguezal (coordenadas: 23º29'S e 45º09'W) do município de Ubatuba, litoral norte do estado de São Paulo, ao longo do período de agosto de 2008 a fevereiro de 2009. Em laboratório, os animais amostrados foram sexados e mensurados quanto à largura da carapaça (LC), largura do abdomen (LA) e comprimento do própodo quelar (PQ) com uso de paquímetro; com medidas localmente padronizadas para cada estrutura. Também efetuou-se análise macroscópica das gônadas com a finalidade de detectar o tamanho da maturidade fisiológica da espécie. Para este último procedimento, os animais foram dissecados com auxílio de tesoura cirúrgica, e a carapaça do animal foi retirada para observação das gônadas, as quais foram classificadas em maduras e imaturas. Desta forma, separou-se os animais com gônadas imaturas e considerou-os jovens, os com gônadas maduras são os adultos. Os dados morfométricos foram então logaritmizados (Ln) para plotagem em gráficos de dispersão e as retas das regressões lineares foram traçadas em séries para jovens e adultos. As equações de cada relação foram comparadas por meio da análise do valor do coeficiente de regressão para determinação do nível de alometria.
RESULTADOS:
Um total de 131 caranguejos foram amostrados. O tamanho da maturidade fisiológica da espécie é alcançada por volta dos 27-29 mm de LC. Para a relação largura do abdômen e largura da carapaça, tanto machos jovens como adultos apresentaram isometria, indicando que as dimensões estudadas crescem na mesma proporção. Já as fêmeas apresentaram alometria positiva, com diferentes valores para as fases jovens e adultas. O crescimento do abdômen nas fêmeas está relacionado com a incubação de ovos. As relações alométricas do comprimento do própodo com a largura da carapaça de machos indicaram alometria positiva, com maior valor de b na fase adulta.  Em caranguejos machos, o incremento dos própodos também está associado à reprodução, sendo usados em exibições de corte ou para interações intra-sexual. Alometria positiva do tamanho do própodo também foi observada para as fêmeas, tanto jovens como adultas. A explicação para este fato pode estar relacionada com aspectos comportamentais da espécie em suas interações sociais.  Estudos sobre o comportamento social das espécies podem revelar se as variações nas dimensões corpóreas intra- e interespecíficas estão sendo favorecidas por seleção natural, mostrando valor adaptativo.
CONCLUSÃO:
Para grapsideos, mudanças na inclinação das retas de regressão não são tão evidentes como para outros caranguejos. Por meio da análise gonadal é possível separar exatamente os animais jovens dos adultos. Traçando-se a reta da regressão para o agrupamento de animais de cada fase foi possível detectar sutis alterações dos níveis de alometria. Alometria positiva de um caractere reflete um investimento de energia alocado para fins específicos. No caso do abdômen das fêmeas em crustáceos esse investimento é maior na fase jovem, pois a energia é alocada principalmente para crescimento somático. Já na fase adulta, há uma partilha da energia para fins reprodutivos, isto é, para crescimento das gônadas, incubação dos ovos e cuidado parental, se houver. Assim o nível da alometria diminui na fase adulta. Para machos, o crescimento do própodo é mais acelerado na fase adulta, revelando uma maior alocação de energia nesta etapa da vida em que tal caractere pode fazer a diferença no sucesso reprodutivo. No caso da espécie em questão, o crescimento do própodo também tem função de sinalização ritualizada para demonstrar posição social, e isto é evidenciado tanto no comportamento dos machos como das fêmeas, explicando a alometria positiva nas fêmeas.
Instituição de Fomento: PIBIC Mackenzie
Palavras-chave: crescimento relativo, Goniopsis cruentata, Brachyura.