62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 5. Genética Vegetal
EFEITO DE SUBSTRATOS NO ENRAIZAMENTO DE ESTACAS HERBÁCEAS DE PASSIFLORA CINCINNATA MAST, P. SETACEA DC E P. TRINTAE SACCO (PASSIFLORACEAE)
Claudio Benício Cardoso-Silva 1
Venâncio Bonfim Silva 1
Danilo dos Santos Lemos Filho 1
Allan Silva Pereira 1
Antonio Carlos de Oliveira 1
1. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
INTRODUÇÃO:

O gênero Passiflora apresenta uma ampla variedade de espécies, sendo o Brasil um dos principais centros de diversidade do gênero (Faleiro et al., 2005). Apesar de a passicultura estar comercialmente restrita ao maracujá 'amarelo', outras espécies apresentam importância relacionada à resistência a fitopatógenos e a características organolépticas (Meletti et al., 2005; Cardoso-Silva et al., 2007), que podem ser explorados em programas de melhoramento.

Espécies silvestres como o maracujazeiro 'do-sono' (P. setacea DC) e maracujá 'do-mato' (P. cincinata MAST) têm apresentado excelente desenvolvimento e vigor em áreas com ocorrência de patógenos do solo e da parte aérea (Oliveira et al., 1994; Meletti e Bruckner, 2001; Junqueira et al., 2005 ). A seu modo, espécies como Passiflora trintae podem ser exploradas como ornamental, por apresentar potencial emprego neste mercado.

O enraizamento por estaquia é a técnica de propagação vegetativa que proporciona grande quantidade de mudas clonais de boa qualidade e em curto espaço de tempo (Oliveira et al., 2001).

Com finalidade de explorar os recursos genéticos, o presente trabalho teve por objetivo a geração de estacas herbáceas de indivíduos de três espécies de Passifloras spp. coletadas em campos nativos do Estado da Bahia.

METODOLOGIA:

Para a realização deste trabalho, foram amostradas estacas herbáceas de indivíduos de três espécies de Passifloras (Passiflora cincinata MAST 'Pc', Passiflora setacea DC 'Ps' e Passiflora trintae SACCO 'Pt'), as quais foram coletadas no mês de janeiro de 2009 em uma área de vegetação de mata do Cipó no município de Vitória da Conquista-Ba. Foram geradas estacas de oito indivíduos de cada uma das espécies, com 10 repetições cada. As estacas foram colocadas para enraizar em três tipos de substratos (areia lavada, vermiculita e uma mistura de Terra + Esterco na proporção de 3:1). O experimento foi constituído de 240 unidades experimentais (8 genótipos x 3 substratos x 10 repetições, sendo 1 unidade experimental = 1 estaca). As estacas foram retiradas da região mediana dos ramos, com 10 cm de comprimento contendo no mínimo duas gemas e metade de duas folhas. As estacas foram enterradas nos substratos, mantendo-se uma estaca por embalagem de polietileno (volume de 539 cm3). O trabalho foi conduzido em casa de vegetação com irrigação manual feita diariamente. As avaliações da variável 'taxa de pegamento das estacas' (TPE) foram realizadas aos 30, 60 e 100 dias após a montagem do experimento.

RESULTADOS:

As análises de desempenho médio das espécies foram observadas quanto à taxa de sobrevivência. Em relação ao substrato, foi possível notar que os indivíduos das três espécies tiveram melhor taxa de sobrevivência nos substratos areia [P cincinata (85%), P. trintae (71,3%) e P. setacea (15%)] e vermiculita [P. cincinata (93,75%), P. trintae (70%) e P. setacea (10%)]. No que diz respeito ao potencial de propagação das espécies, P. cincinata foi a que obteve melhor taxa de enraizamento (72 %), seguido de P. trintae com 55%, enquanto P. setacea obteve 8,6%.

Foram identificados como genótipos superiores quanto à capacidade de propagação vegetativa os espécimens '4' e '3' (P. setacea; TPE médio de 16,5%), '6' e '4' (P. cincinnata; TPE médio de 88%) e '4', '8' e '3' (P. trintae; TPE médio de 68,3%). Os melhores substratos foram, em termos médios, vermiculita, areia lavada e terra (TPE médios de 57,9%, 57% e 20%, respectivamente). O baixo índice de enraizamento de algumas matrizes pode ser explicado por fatores endógenos que perpassa pela característica genotípica de cada indivíduo (Oliveira et. al., 2001).


CONCLUSÃO:

Os substratos areia e vermiculita foram os que apresentaram melhor desempenho no enraizamento de estacas das três espécies. Os genótipos que se mostraram superiores no presente trabalho, quanto a capacidade de enraizamento foram os indivíduos Ps-3 e Ps-4, Pc-4 e Pc-5, Pt-3, Pt-4 e Pt-8. Estes propágulos farão parte da Coleção Ativa de Germoplasma de Trabalho de Passiflora da UESB (CAGT Passiflora/UESB), com vistas à (i) preservação da espécie e (ii) avançar nos estudos referentes ao melhoramento genético da passicultura.


Instituição de Fomento: FAPESB
Palavras-chave: Estaquia, Propagação vegetativa, Espécie silvestre.