62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
ESTUDO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA FASE EM DICLOROMETANO DO EXTRATO METANÓLICO DE FOLHAS DE Baccharis microdonta DC
Michael Jefferson Amorim de Oliveira 1
Paulete Romoff 2
1. Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCBS (IC)
2. Profª. Drª. - Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCH (Orientadora)
INTRODUÇÃO:

O gênero Baccharis, subtribo Baccharidinae, é o que possui o maior número de espécies da tribo Asterea, família Asteraceae. É constituído por mais de 500 espécies distribuídas exclusivamente no continente americano, no Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile e México. Estudos sobre a composição química do gênero Baccharis tem sido realizados desde 1900, resultando no isolamento e determinação estrutural de mais de 150 compostos. Os constituintes mais freqüentes são compostos fenólicos (especialmente flavonóides e ácidos fenólicos) e os terpenóides (especialmente constituintes de óleos essenciais e diterpenos). O objetivo do presente trabalho é realizar o estudo químico da fase em diclorometano do extrato metanólico das folhas de Baccharis microdonta.

METODOLOGIA:
As partes aéreas de B. microdonta foram coletadas em Campos do Jordão, São Paulo, no dia 1 de Junho de 2008; o material vegetal foi coletado, seco em estufa e pulverizado em moinho de bolas; e posteriormente extraídos exaustivamente com hexano para a retirada do material graxo. A seguir, a torta foi extraída com metanol, para obtenção do extrato metanólico, que foi ressuspendido em metanol e água 1:1 e submetido à partição, sendo extraído sucessivamente com hexano (0,420 L), diclorometano (0,400 L), acetato de etila (0,400 L) e n-butanol (0,250 L). Após evaporação dos solventes, foram obtidas as fases em hexano (6,5513 g), em diclorometano (6,6901 g), em acetato de etila (11,8343 g) e em n-butanol (18,8713 g). Os extratos metanólicos brutos das folhas e dos galhos, assim como a fase em diclorometano foram submetidos a ensaios para avaliação de atividade antimicrobiana por difusão em disco, frente a duas cepas Gram-positivas, Staphylococcus aureus (ATCC 29213) e Streptococcus gallolyticus (ATCC 49147). A fase em diclorometano foi analisada por CLAE e  submetida à coluna de gel de sílica 60, Foram obtidas 113 frações de 50 mL, as quais após evaporação do solvente e análises por CCD foram reunidas em 25 grupos, a F-18 foi submetida a RMN de C13, de onde se caracterizou o diterpeno
RESULTADOS:
O extrato metanólico bruto das folhas, assim como a fase em diclorometano  mostraram-se fracamente ativos frente à S. aureus e à M. luteus, por comparação com o antibiótico padrão, gentamicina. Através das análises por CCD dos grupos obtidos deste fracionamento, observou-se que a fração F(18) apresentava uma única mancha, sugerindo a presença de uma única substância. Após a revelação da placa com sulfato cérico, este grupo apresentou coloração característica de substâncias terpênicas. Assim, a fração foi submetida à análise por RMN de 13C com objetivo da identificação estrutural da substância. A partir do espectro obtido, pode-se verificar a presença de 22 sinais, entre os quais 171,2 e 21,4, os quais evidenciam a presença de um grupamento acetil. Sendo assim, restaram 20 sinais pertencentes ao esqueleto carbônico da substância, assegurando a presença de um diterpeno com anel caurano, o acido 8-acetil grandiflórico. Esta substância já foi identificada em espécies de Asteraceae.
CONCLUSÃO:
Neste trabalho foi realizado o estudo químico e de avaliação do potencial antimicrobiano de folhas de Baccharis microdonta, coletadas em Campos do Jordão em São Paulo. Foi verificado que os extratos metanólicos de folhas e galhos mostraram-se ativos frente à S. aureus e M. luteus. O fracionamento cromatográfico da fase em diclorometano resultou no isolamento e identificação de um diterpeno com esqueleto caurano, o acido 8-acetil grandiflórico. No entanto, pretende-se investigar a presença de outros constituintes químicos neste extrato.
Instituição de Fomento: PIBIC/CNPq
Palavras-chave: Asteraceae, Baccharis microdonta, diterpeno.