62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 5. Micologia
FUNGOS CONIDIAIS NO MUNICÍPIO DE MORRO DO CHAPÉU, BAHIA
Dalila de Souza Santos 1
Luís Fernando Pascholati Gusmão 2
1. Depto. de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
2. Prof. Dr./Orientador - Depto. de Ciências Biológicas - UEFS
INTRODUÇÃO:
Os fungos são um grupo de organismos eucarióticos extremamente diversos, unidos primariamente pelo modo de nutrição absortiva. Apresentam estruturas filamentosas (hifas) e se reproduzem sexuada e/ou assexuadamente, originando esporos e/ou conídios. Dentre os organismos pertencentes ao Reino Fungi, encontram-se os fungos conidiais, formas anamorfas (fase assexuada) dos filos Ascomycota e Basidiomycota. Este grupo compreende cerca de 2.900 gêneros e 16.000 espécies. Sapróbios por excelência, esses fungos desempenham relevante papel de decompositores, vital para a ciclagem de nutrientes na natureza e de suma importância para a manutenção do equilíbrio nos ecossistemas. O levantamento de fungos associados à decomposição de substratos na natureza tem se revelado um método bastante eficaz para subsidiar o acesso à biodiversidade, que em relação aos fungos conidiais é incipiente no Brasil. Este trabalho teve como objetivo o estudo taxonômico e o conhecimento dos fungos conidiais associados à serapilheira no município de Morro do Chapéu, ampliando assim o conhecimento e a distribuição geográfica dos fungos encontrados.
METODOLOGIA:
Visando ampliar o conhecimento de fungos conidiais, foram realizadas duas expedições, entre outubro/2008 e fevereiro/2009, para o município de Morro do Chapéu - BA. Para a coleta do folhedo em decomposição, foram delimitados três pontos dentro dos domínios de caatinga, campo rupestre e floresta estacional da região, sempre em busca de uma maior diversidade de folhedo. Após a coleta do material vegetal, as amostras foram levadas ao laboratório e submetidas à técnica de lavagem em água corrente. Em seguida, o material foi acondicionado em câmaras-úmidas e após 72h foi iniciado a coleta das estruturas de reprodução dos fungos, sob estereomicroscópio, utilizando agulhas (tipo insulina) e estiletes. Os fungos foram colocados em lâminas com meio de montagem (resina PVL - álcool polivinílico + lactofenol) para confecção de lâminas semi-permanentes. Após identificação, os mesmos foram acondicionados em laminários e depositados no Herbário da Universidade Estadual de Feira de Santana (HUEFS). Descrições, distribuição geográfica e ilustrações são apresentadas para as espécies que representam novos registros.
RESULTADOS:
Foram verificadas 35 espécies de fungos conidiais na serapilheira do município de Morro do Chapéu. Destas, sete constituem novos registros, sendo dois para o continente americano (Dendryphiopsis biseptata e Sporidesmiella parva var. palauensis), um para o Neotrópico (Endophragmiella boothii), três para a América do Sul (Dictyochaeta anamorfo de Chaetosphaeria dingleyae, Dictyochaeta anamorfo de Chaetosphaeria pulchriseta e Eversia parvula) e um para o Brasil (Helicoubisia coronata). Uma espécie inédita de Ellisembia sp. é descrita e ilustrada.
CONCLUSÃO:
Esse trabalho contribuiu com a ampliação do conhecimento da diversidade dos fungos conidiais de Morro do Chapéu e, conseqüentemente, da micota brasileira. O estudo taxonômico dos fungos registrados poderá servir de subsídio para investigações posteriores neste e em outros ecossistemas, além de fornecerem elementos para projetos de preservação de áreas do bioma caatinga que abrigam uma ampla diversidade de organismos ainda pouco explorada. A continuidade de coletas e trabalhos de taxonomia de fungos conidiais propiciará o registro de novas espécies, tanto espécimes novos para o Brasil, como possivelmente novos registros para a ciência.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: semi-árido, Chapada Diamantina, Hyphomycetes.