62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICA DA REUTILIZAÇÃO DO GESSO DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM MEDIDAS DE RECUPERAÇÃO DE SOLOS DE MATAS CILIARES
LAURA MELO VIEIRA SOARES 1
HERSÍLIA DE ANDRADE E SANTOS 1
1. CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
INTRODUÇÃO:

Segundo o Conama (2002), o gesso proveniente da construção civil enquadra-se na classe C, isto é, não existem tecnologias viáveis que permitam sua reciclagem. Tal fato se deve ao material liberar gás sulfídrico, que em contato com água pode provocar lesões e intoxicação aos seres vivos (ENGESSUL, 2007), e alterar o pH dos meios aonde estão inseridos. Desta forma, sua disposição em aterros sanitários não é aconselhada.

Dessa forma, o desenvolvimento de técnicas de reaproveitamento do resíduo é extremamente necessário. Uma possível reutilização é seu emprego no solo visando à correção deste. Isso se deve ao gesso melhorar as condições químicas do solo, suprindo a falta de cálcio e diminuindo a concentração de alumínio, o que contribui para o desenvolvimento das espécies (Kuffel, 2003). Neste estudo, aplicou-se resíduo de gesso em solo de mata ciliar típico do Cerrado e da Mata Atlântica, avaliando-se o crescimento de uma espécie de mata ciliar. Os resultados obtidos comprovam a eficácia da aplicação do resíduo, por meio do maior desenvolvimento das mudas, em especial das presentes em solo de Cerrado. Espera-se com este trabalho criar subsídios para implementação de técnicas de reutilização de gesso e para adoção de medidas mais eficientes de recuperação de matas ciliares.

METODOLOGIA:

O presente trabalho estudou o emprego do resíduo de gesso, proveniente da construção civil, em solos de vegetação ciliar para avaliar a eficiência do mesmo através do crescimento da espécie ingá (Inga Vera).

Para tanto, foram montadas dez jardineiras dispostas próximas umas às outras, para assim estarem sob as mesmas condições naturais. Em cada uma delas foram plantadas cinco mudas de ingá com aproximadamente vinte centímetros. Todas continham solo de mata ciliar, em que em cinco delas o solo provinha da região de Mata Atlântica e nas demais continha solo da região de Cerrado (do tipo latossolo). Foram adicionados dois tipos de resíduos de gesso: gesso de revestimento e gesso acartonado, em duas concentrações diferentes: 5,44 kg/m² e 0,32 kg/m². Em duas jardineiras não houve aplicação do resíduo de gesso. Os resíduos empregados nas pesquisas foram coletados sem haver contaminação por outros materiais. Foi necessária a realização da moagem do resíduo para possibilitar sua aplicação ao solo.

O crescimento da vegetação foi acompanhado, sendo coletados dados de três aspectos das mudas: diâmetro do caule, altura da muda e número de folhas. Esses permitiram comparar o desenvolvimento das mudas e assim analisar a eficiência da aplicação do gesso.

RESULTADOS:

A partir dos valores obtidos através das avaliações, foram produzidos gráficos Box-plot através do software Statistica. Esses evidenciam que as mudas presentes em solo com aplicação de gesso apresentaram maior desenvolvimento em relação às mudas que estavam em solo sem a aplicação do resíduo.

Na ausência do gesso, as mudas presentes em solo da região de Mata Atlântica apresentaram melhor crescimento em relação às mudas presentes em solo de Cerrado. Isso se deve ao fato do solo de Cerrado ser pobre em nutrientes e apresentar maior teor de acidez, o que limita o desenvolvimento da vegetação. Entretanto, quando ambos os solos receberam a aplicação de gesso, as mudas presentes em solo de Cerrado apresentaram maior desenvolvimento em relação às presentes em solo de Mata Atlântica. Dessa forma, o solo de Cerrado passou a oferecer melhores condições de desenvolvimento à vegetação, o que comprova sua aceitação à aplicação do resíduo.

É importante ressaltar que o tipo de gesso empregado não afetou os resultados, ao passo que as concentrações aplicadas apresentaram efeitos distintos. Nenhuma delas prejudicou o crescimento vegetal, no entanto a menor concentração apresentou maior contribuição ao desenvolvimento das mudas.

CONCLUSÃO:

Os resultados obtidos comprovaram a eficácia da aplicação de gesso ao solo, já que este promoveu o suprimento de nutrientes antes presentes em pequena concentração, bem como corrigiu a concentração de alumínio presente, reduzindo a acidez do solo. O estudo possibilita, portanto, o desenvolvimento de subsídios para implantar técnicas de reutilização do resíduo de gesso a partir de uma medida capaz de contribuir para a revitalização de áreas de vegetação ciliar degradadas, permitindo adensá-las ou mesmo restituí-las.

Instituição de Fomento: FAPEMIG
Palavras-chave: Resíduo de gesso, Reutilização , Solo.