62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 10. Odontologia
FORMAÇÃO DO BIOFILME EM BRACKETS METÁLICOS - ESTUDO IN VITRO
Ademir Franco do Rosário Junior 1
Orlando Motohiro Tanaka 1
Luégya Amorim Knop 1
Edvaldo Rosa 1
1. Pontificia Universidade Catolica do Paraná
INTRODUÇÃO:
O ecossistema bucal compreende um rico complexo microbiológico, no qual é destacável a presença do Streptococcus mutans, em especial em pacientes sob tratamento ortodôntico. Adicionalmente, diferentes características da saliva podem gerar alterações na qualidade da película adquirida produzida e interagir diretamente sobre o processo de adesão bacteriana primária.
METODOLOGIA:
Alíquotas de 10 mL de saliva foram coletadas de oito pacientes, sendo que quatro destes eram isentos de cárie e quatro apresentavam índice CPOD ≥4,3. A cepa 6715 de Streptococcus mutans foi condicionada aerobicamente em meio BHI a 37°C. Em placas de microtitulação, sessenta brackets foram imersos aleatoriamente em mistura de saliva clarificada, lavados em NaCl estéril e em seguida imersos em suspensão de S. mutans 108 UFC/mL. As células aderidas foram fixadas com metanol 99%. Os materiais foram secos ao ar e imersos em cristal violeta, que foi liberado pela adição de 250 µL de ácido acético 33% e a OD590nm determinada. Os valores de absorbância dos blanks foram subtraídos dos valores obtidos nos tratamentos para eliminar resultados espúrios decorrentes de interferência de fundo.
RESULTADOS:
O grupo de brackets condicionados previamente com saliva de pacientes isentos de cárie apresentou baixa capacidade de adesão bacteriana se comparado ao grupo que apresentou contato com saliva de pacientes de elevado índice CPOD (p < 0.00001).
CONCLUSÃO:
A saliva presente no ambiente bucal com história prévia de cárie favorece potencial bacteriano adesivo em brackets metálicos. A importância da higienização bucal em pacientes sob tratamento ortodôntico deve ser reforçada e medidas preventivas devem ser implementadas.
Palavras-chave: BIOFILME, BRACKETS METÁLICOS , tratamento ortodôntico.