62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
SERVIÇOS DE REABILITAÇÃO NO MUNICÍPIO DE BARUERI: ESTUDO DAS NECESSIDADES E DA DEMANDA PARA O ATENDIMENTO FISIOTERÁPICO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Sonia da Silva Oliveira 1
Silvana Maria Blascovi Assis 2
1. Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCBS (IC)
2. Profª. Drª. - Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCBS (Orientadora)
INTRODUÇÃO:
A criação do curso de Fisioterapia da Universidade Presbiteriana Mackenzie na cidade de Barueri - SP mereceu atenção sobre o contexto onde o curso seria implantado integrando seu papel técnico e social no atendimento à comunidade. Barueri é uma cidade progressista que ocupa um lugar de destaque dentre os municípios da região metropolitana. Possui uma população de 263.773 habitantes (projeção de população residente em Barueri até 1º de julho de 2006/Fundação Seade). Para tornar viáveis as propostas do curso recém implantado, tornou-se fundamental o conhecimento da região e os serviços nela disponíveis, possibilitando o planejamento de ações que possam cumprir com o papel de formação e programa de extensão da Universidade. Sendo assim, o objetivo geral desse estudo foi investigar o perfil do Município de Barueri e suas necessidades de atendimento na área da reabilitação. Os objetivos específicos foram conhecer os programas e as propostas da Secretaria Municipal, as instituições assistenciais ligadas ao Município, a demanda atendida e em espera para atendimento, as propostas multi ou interdisciplinares de atendimento à pessoa com deficiência e possíveis áreas de estágio e parcerias com a Prefeitura e/ou instituições especializadas na região.
METODOLOGIA:
O estudo de caráter exploratório constituiu-se em pesquisa quantitativa documental e de campo. Os participantes do estudo foram os responsáveis pelos serviços de reabilitação vinculados às secretarias municipais e às instituições especializadas que prestam serviço no terceiro setor, indicados a partir de um contato inicial com a Prefeitura Municipal de Barueri. A coleta de dados se deu por meio de questionário elaborado para o estudo, no qual constavam perguntas sobre a identificação e o histórico da instituição participante, capacidade de atendimento, existência de lista de espera, profissionais integrantes das equipes, público alvo, natureza econômica e interesse em futuras parcerias com a Universidade. As instituições foram contatadas para agendamento de visitas com os responsáveis, ocasião em que foi entregue a carta de informação e assinado o termo de consentimento livre e esclarecido. As entrevistas ocorreram individualmente, com duração entre 20 e 60 minutos, sendo necessário um segundo encontro em algumas ocasiões para finalização da coleta dos dados.  Os dados foram registrados no questionário impresso, analisados por tabulação e descritos em forma de tabelas. Documentos cedidos por algumas instituições foram anexados no questionário de coleta.
RESULTADOS:
Foram identificadas, 21 instituições que atendem pessoas com deficiência em Barueri, sendo 9 delas municipais, 1 Organização não Governamental (ONG) e 10 Privadas. Destas, apenas 11 forneceram dados, sendo que todas as instituições ligadas a Secretaria de Saúde tiveram seus dados unificados, o mesmo aconteceu com as ligadas a Secretaria de Educação. Os dados fornecidos foram referentes aos aspectos levantados no questionário, tais como capacidade de atendimento, formação dos profissionais atuantes, público alvo de atendimento e interesses em parcerias com a Universidade. Observou-se que a concentração dos serviços se dá pela Prefeitura, que oferece serviços diversos, porém a demanda da região necessita de mais opções para sanar as necessidades encontradas nas listas de espera. Apenas uma Associação de Pais foi encontrada, não havendo serviços direcionados a grupos específicos, como pessoas com paralisia cerebral, esclerose múltipla, lesão medular, distrofias musculares e outros diagnósticos que poderiam ser beneficiados com trabalhos direcionados às suas necessidades. O interesse das entidades e organizações visitadas concentrou-se em parcerias com a Universidade para encaminhamento de pacientes para a clínica-escola e para o desenvolvimento de estudos e pesquisa.
CONCLUSÃO:
Por meio deste estudo foi possível compreender as necessidades da região,  as carências de atendimento terapêutico em algumas áreas e a urgência na implantação de políticas públicas que contemplem melhorias no transporte e nos serviços de apoio à saúde e educação. Esse entendimento do Município, onde a Universidade está inserida e pretende estabelecer suas relações, é de fundamental relevância para o planejamento e preparação dos serviços que serão oferecidos à comunidade. Espera-se, com a instalação dos estágios e da clínica-escola, contribuir para a região e para a formação de um profissional da Fisioterapia apto ao trabalho em comunidade voltado sempre para o contexto onde está inserido, atendendo às exigências acadêmicas voltadas ao ensino, pesquisa e extensão.
Instituição de Fomento: PIBIC Mackenzie/MackPesquisa
Palavras-chave: deficiência , Fisioterapia, reabilitação.