62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
DIAGNÓSTICO SOBRE A SITUAÇÃO DOS RESÍDUOS INDUSTRIAIS DAS EMPRESAS ENVOLVIDAS NO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DO ÁLCOOL (APLA) NO MUNICÍPIO DE PIRACICABA.
Bianca Pompermayer Zotelli 1
Taís Helena Martins Lacerda 1
1. Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP
INTRODUÇÃO:
Resíduos sólidos podem ser definidos como tudo o que é descartado durante o ciclo de vida dos produtos e serviços e os restos decorrentes das atividades humanas. Os resíduos de origem industrial podem ser classificados de acordo com a sua periculosidade em: classe I - perigosos; classe II-A - não perigosos e não inertes e; classe II-B - não perigosos e inertes. O gerenciamento de resíduos é o conjunto de ações normativas operacionais, financeiros e de planejamento que o administrador desenvolve, baseado em critérios sanitários, ambientais e econômicos para coletar, tratar e dispor o lixo de sua cidade ou empresa. No processo de gerenciamento encontramos três etapas: planejamento; implementação e operação e; verificação e ações corretivas. As pequenas empresas dedicadas ao setor industrial, são caracterizadas pela alta intensidade no uso de recursos e pela emissão de poluentes. O projeto consistiu em levantar junto a um Arranjo produtivo (APL do Álcool), situado no Município de Piracicaba, verificando-se as potencialidades dessa governança para assegurar a competitividade e buscar qual a contribuição deste arranjo para adoção de práticas de responsabilidade sócio-ambiental, questão relevante, tendo em vista ser necessária entender das pequenas empresas com o desafio da sustentabilidade empresarial.
METODOLOGIA:
A área em estudo envolve o Município de Piracicaba que é um dos 90 municípios que compõem a Região Administrativa de Campinas de São Paulo e tem uma economia diversificada e está fortemente baseada na produção agrícola e industrial, com destaque para os setores sucroalcooleiro e metal-mecânico. Levantamento de informações junto a Banco de Dados: buscando levantar informações que resultará num diagnóstico informativo sobre contatos fixados no âmbito da cadeia sucroalcooleira (nome, profissional responsável pela área de atuação, telefone de contato, endereço eletrônico dos profissionais), segmento industrial vinculado ao município que a empresa está localizada e tamanho do empreendimento. Levantamento de Informações junto aos sites da empresa e aplicação de questionário: levantamento de informações junto aos sites visando levantar informações sobre as normas implantadas nas empresas, sobre os sistema de gestão ambiental e programas de responsabilidade sócio-ambiental implantados e ainda coleta de informações sobre matérias-primas empregadas no processo industrial, processamento e medidas de proteção ambiental realizadas pelas empresas.
RESULTADOS:
Destaca-se que 63% das empresas vinculadas ao APLA situam-se no município de Piracicaba, embora cidades como Sertãozinho, Araras e Ribeirão Preto já tenham sua participação neste Arranjo. Em relação à quantidade de colaboradores vinculados às empresas ficou demonstrando que 84% das empresas são empresas classificados como micro e pequena empresa e em relação ao segmento atuante, 49% delas pertencem ao setor metal-mecânico e fornecedoras de peças e equipamentos. Com o crescimento do setor, muitas empresas passaram a investir na melhoria da qualidade de seus produtos e processos, obtendo certificações como a ISO 9000. O setor metal-mecânico e de peças utilizam aço, ferro, cobre, entre outros como matérias-primas na produção industrial; as etapas do processo do principal produto das empresas empregam operações unitárias como o corte, tratamento térmico e usinagem. Quanto a eliminação e/ou minimização dos problemas de contaminação do meio ambiente, apontado por algumas empresas como tratamento de efluentes, filtro para particulados, reciclagem, entre outros; e também foram questionadas quanto ao potencial de implantação do Sistema de Gerenciamento Ambiental, que é uma tendência mundial.
CONCLUSÃO:
Devido a tradição de Piracicaba no setor sucroalcooleiro, a cidade passou além de produtora de álcool e açúcar a fabricante de máquinas e equipamentos para usinas, dando destaque para empresas do setor metal-mecânico. Com o crescimento do setor, muitas empresas passaram a investir na melhoria da qualidade de seus produtos e processos, obtendo certificações ISO 9000 e outras ainda estão se preparando para obtenção do mesmo. Este selo de qualidade é muito importante e provavelmente, no futuro, passe a exigir também o selo verde, ou seja, a qualidade ambiental de seus produtos.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Resíduos, Arranjo Produtivo Local do Álcool, Diagnóstico.