62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 1. História da Cultura
O NEGRO COMO PROTAGONISTA: INSERÇÃO E PROMOÇÃO ARTÍSTICO-SOCIAL ATRAVÉS DO TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO (1944 A 1957)
Mayra Oliveira Lourenço 1
Antônio Rago Filho 2
1. Departamento de História- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
2. Prof. Dr./ Orientador - Departamento de História - Pontifícia Universidade Catól
INTRODUÇÃO:

O Teatro Experimental Do Negro foi fundado por Abdias do Nascimento em 1944 com o objetivo de conscientizar o negro de que é herdeiro de uma cultura própria, além de denunciar a exclusão a que está submetido. Para tanto, o grupo promoveu debates e cursos valorizando a educação política e artística, bem como denunciou a caricaturização da personagem negra que outrora só aparecia como símbolo do cômico e assumia um papel secundário na trama e colocou-a como personagem principal e objeto das narrativas.

Esta pesquisa visa, portanto, a refletir sobre a função social e as características específicas que o Teatro Experimental do Negro assume numa época de renovação artística no teatro, na medida em que foi contemporâneo ao surgimento de novas concepções que se afastam do tradicional Teatro de Revista, bem como investigar suas atividades no período conturbado dos últimos momentos do Estado Novo e, finalmente, descobrir quais as peculiaridades que o TEN assume para atingir seus objetivos de promover a valorização e difusão da cultura negra.

Desta forma, este estudo assume relevância ao tratar de um assunto pouco abordado pela historiografia: a história social do teatro, bem como traz à tona a discussão acerca da exclusão social sofrida pelo negro.

METODOLOGIA:

A pesquisa seguiu a linha ontológica de partir da especificidade histórica, atentando à forma concreta do objeto, assim como se propôs a observar os nexos que o compõem. Em seguida da analise imanente, inicia-se a integração dos elementos estudados para compor a complexidade em que se manifestam, analisando as formas particulares em que o objeto se coloca e é determinado pela realidade social.

Desta forma, o estudo iniciou com a análise das peças teatrais produzidas pelo grupo, pois constituem o elemento concreto da ação do teatro negro, em que comporta suas impressões e aspirações, e se afigura como a forma de manifestação do objeto. Para compreender a especificidade do Teatro Experimental do Negro fez-se necessário debruçar-se sobre o período histórico em que está inserido, abarcando os antecedentes de sua fundação no regime do Estado Novo e no contexto de transformações artísticas.

Pretendeu-se, desta forma, entender os fatores que propiciaram a formulação e efetivação deste projeto, tais como a trajetória de seu fundador e as relações entre a intelectualidade carioca da época. Enfim, investigar as condições históricas em que o projeto foi engendrado, tanto no nível artístico como político e social, foi essencial para compreender o significado do Teatro Experimental do Negro

RESULTADOS:

O Teatro foi escolhido por Abdias como veículo de seu projeto político na medida em que representava uma "atividade telúrica" que cumpria a função de incutir no negro os valores culturais perdidos e efetivar uma tomada de consciência enquadrada ao anseio de criar uma elite negra.

A partir da reconstrução da trajetória de Abdias do Nascimento, evidenciou-se a sua aproximação com os intelectuais e as elites branca e negra que, inseridos ou não no aparato estatal, formaram o grupo principal de colaboradores e público do teatro negro, no qual notamos um teatro prioritariamente feito para a elite.

Assim sendo, no que tange ao campo artístico, o Teatro Experimental do Negro foi herdeiro de uma estética que se afastou do gosto popular para engendrar uma representação próxima aos anseios das camadas dominantes e ao modelo europeu considerado como símbolo da modernidade.

Finalmente, com relação às peças, é recorrente a construção de personagens que negaram o candomblé - representantes da aculturação imposta pelo branco - e que, ao final da trama, foi revertida pelo arrependimento e integração aos ritos outrora negados. Portanto, notamos a presença intensa da religiosidade e ritmos africanos a partir do qual se dá a identificação com uma cultura perdida, marcando o retorno às raízes.

CONCLUSÃO:

Constatamos que Abdias parte da desqualificação do negro, dada a sua situação aviltante, tanto material quanto espiritual que tolhe o desenvolvimento de suas potencialidades e pressupõe a incapacidade de integrar um projeto político e de agir por si. Assim sendo, o TEN foi pensado como um instrumento pedagógico para ensinar e conduzir o negro no caminho traçado pelo idealizador do projeto, sem a participação efetiva de grande parte dos envolvidos e empenhando-se no resgate dos elementos concebidos como essenciais, por Abdias, para a valorização do negro: a cultura africana.

Há que ressaltar as contribuições do TEN na arte brasileira, o qual promoveu a ampliação de textos que buscaram colocar a personagem negra como ponto principal do espetáculo. O negro, antes desprezado e quase ausente dos palcos, teve a possibilidade de ser reconhecido em todas as suas potencialidades artísticas e estéticas.

A discussão sobre a falácia da democracia racial também se constitui um ponto positivo e fundamental do projeto, na medida em que estabeleceu os limites da suposta igualdade e evidenciou a existência de racismo na arte e na vida social, fortalecendo o debate para a permanente luta de superação, enquanto houver espaço de reprodução.

Instituição de Fomento: PIBIC- CEPE
Palavras-chave: Teatro Negro, Abdias do Nascimento, Teatro Experimental do Negro.