62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
O EQUILÍBRIO E ALTERAÇÕES POSTURAIS EM ADULTOS JOVENS COM PERFIL I E S PELO MÉTODO DE AVALIAÇÃO  DE  REEDUCAÇÃO POSTURAL  GLOBAL
Rosyanne Lima dos Santos 1
Ana Paula Fernandes De Angelis Rubira 1
Marcelo Custódio Rubira 1
1. Faculdade São Lucas
INTRODUÇÃO:

O estudo do equilíbrio corporal e da postura corporal proporciona aspectos que estão englobados no sistema chamado de controle postural. Dentro deste sistema existem dois parâmetros a serem considerados, um envolvendo a orientação postural, ou seja, a manutenção da posição dos segmentos corporais em relação aos próprios segmentos e ao meio ambiente, e o outro, o equilíbrio postural, representado por relações entre as forças que agem sobre o corpo na busca de um equilíbrio corporal durante as ações motoras. A distribuição de carga no pé reflete na postura e no equilíbrio postural. Os desequilíbrios do corpo no espaço podem ser analisados através da posição do centro de pressão, medido através da baropodometria .

METODOLOGIA:

Participaram 13 voluntárias, idade entre 20 a 26 anos, IMC  de 22,65±3,65 kg/m2, consideradas saudáveis, o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa.  Realizaram avaliação das oscilações corporais pela estabilometria e descarga de peso e área plantar pela baropodometria, avaliação postural computadorizada pelo SAPO- Software de Avaliação Postural e avaliação do RPG (Reeducação Postural Global).  Após avaliação do RPG as voluntárias foram divididas em dois grupos: grupo I cadeia mestra posterior com 5 e S cadeia mestra anterior com 8 voluntários.

RESULTADOS:

A estabilometria com os olhos abertos e fechados não apresentou diferenças significativas com relação à velocidade média de oscilação, deslocamento latero-lateral e ântero-posterior, rolamento espacial e elipse de superfície nos grupos I e S. A baropodometria do antepé e retropé esquerdo de ambos os grupos não apresentou diferença significativa.  O retropé direito apresentou diferença estatística significante, p<0,05 no percentual de descarga de peso e na distribuição de carga entre retropé e antepé com maior percentual no retropé entre os grupos I e S. Na avaliação postural computadorizada, não apresentou alterações significativas na descrição dos ângulos no plano posterior, lateral direito e esquerdo nos grupos I e S.

CONCLUSÃO:

Os resultados mostraram que não apresentou alterações no equilíbrio e postura entre os grupos.

Instituição de Fomento: Faculdade São Lucas
Palavras-chave: Estabilometria, Baropodometria, Equilíbrio.