62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO PROCESSO DE INCLUSAO DE ALUNOS ESPECIAIS DO ENSINO REGULAR NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEA
Odilene Rocha Dias 1
Jane Jindoso Brito 1
1. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
INTRODUÇÃO:

Este trabalho apresenta o resultado da pesquisa do tema "A educação especial no processo de inclusão de alunos especiais do ensino regular" com acadêmicos do curso de pedagogia, em que refletirão como a educação inclusiva poderia se beneficiar da perspectiva multicultural, que questiona formas de ocultação das diferenças.

O objeto de estudo dessa pesquisa referiu-se à análise e a interpretação das fontes bibliográficas através de livros, artigos, teses, monografias, documentos oficiais, possibilitando contribuição na formação qualitativa da docência, capazes de participarem nos processos de planejamento e formulação de políticas públicas no campo da educação especial.

 

METODOLOGIA:

A pesquisa fundamentou-se ao método de abordagem de caráter qualitativo e quantitativo, que segundo OLIVEIRA (2008, p.37), "Esse processo implica em estudos segundo a literatura pertinente ao tema, observações, aplicação de questionários, entrevistas e análise de estudos, que deve ser apresentado de forma descritiva".

A primeira etapa da pesquisa focalizou as leituras individuais e coletivas, discussões em grupo realizadas por agendas de atividades periódicas.

Na análise da temática que considera o multiculturalismo, movimento teórico, prático e político, voltado ao desafio a preconceitos, à valorização da diversidade cultural e à tradução dessas perspectivas em temas, estratégias e práticas educacionais (Canen,1997; Canem & Moreira,1999), utilizou-se as técnicas bibliográficas, através de livros, artigos, monografias, documentos oficiais.

 

RESULTADOS:

Dos textos lidos já temos produção de resumos temáticos e a elaboração de um artigo publicado. Nos encontros de estudos o grande interesse desses professores em formação pela temática em questão, bem como, pronunciamentos de possíveis intervenções por parte desses com intuito de desenvolver uma verdadeira educação inclusiva no cotidiano escolar, a partir de uma perspectiva multicultural. 

O resultado desse trabalho consolidou nos acadêmicos envolvidos com a pesquisa a necessidade de aprender mais para melhor desenvolver sua prática com os alunos com necessidades educacionais especiais, revelando-lhes um mundo desconhecido para algumas academias que não preparam seus professores para a realidade, principalmente a inclusão de educandos com necessidades especiais no ensino regular. Pensar a educação especial focada no prisma da inclusão é considerar novos parâmetros curriculares, considerando as identidades culturais e suas diversidades. 

 

CONCLUSÃO:

A pretensão desse trabalho objetivou impactar através da leitura bibliográfica e análise dos dados reais da educação especial no Amazonas, especificamente em Manaus, possíveis mudanças na construção na prática docente, nas políticas públicas para educação especial orientada pelo multiculturalismo que promove o reconhecimento as diferenças e experiências dos grupos minoritários, em especial, os deficientes, que ainda estão sendo atendidos na rede de ensino regular do Estado ou do Município, mas, que ainda, efetivamente não tem seus direitos assegurados como de fato preconiza os documentos oficiais. Nesse sentido, entendemos que o resultado dessa pesquisa assumiu grande relevância, pois ofereceram dados que permitirão construir um referencial teórico sólido para compor uma proposta pedagógica de formação de professores do campo que realmente atenda aos desafios dessa necessidade.

 

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas(FAPEAM)
Palavras-chave: Educação Especial, Inclusão , Formação de professores.