62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 10. Teoria e Metodologia da História
OS INVENTÁRIOS NA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA REGIONAL E LOCAL: OS TRABALHOS REALIZADOS NO CEDOC/UEFS
Francemberg Teixeira Reis 1
Lucilene Reginaldo 1
1. Universidade Estadual de Feira de Santana/Dptº de Ciências Humanas e Filosofia
INTRODUÇÃO:
O Centro de Documentação e Pesquisa da Universidade Estadual de Feira de Santana (CEDOC/UEFS) surgiu no ano de 1999 com a finalidade de reunir e disponibilizar documentos importantes para a investigação da história da cidade de Feira de Santana e região Além de acervos orais e iconográficos, o CEDOC/UEFS tem a guarda da documentação judiciária cível, crime e cartorial da comarca da cidade, sendo este o maior acervo. Nesse sentido, o presente trabalho buscou contribuir no levantamento, tratamento e catalogação dos documentos da série cível, chamando atenção para os inventários e reconhecendo o valor histórico desses documentos para a história regional e loca de fins do século XIX, até meados do século XX. Dedicou-se também, ao estudo das técnicas de organização dos arquivos e centros de documentação - dando ênfase para este último - e pela atenção às metodologias de tratamento dos dados quantitativos em produções da historiografia baiana.
METODOLOGIA:
Para este trabalho, utilizamos métodos padrões de arquivamento e tratamento documental. Na higienização dos manuscritos, foi utilizada trincha para remoção da poeira, extrator e estilete para retirada de grampos e barbantes encontrados presos aos documentos. No processo de catalogação, foram colhidas informações sobre a tipologia do documento (inventário, partilha amigável, arrolamento, etc.), as partes envolvidas, a localidade, o número de folhas e observações referentes às condições físicas ou peculiaridades dos mesmos. Documentos anexos, tais como jornais, fotografias, cartas pessoais, plantas, entre outros, são registrados no campo de observação. Os dados colhidos eram descritos em papel pautado que seguiam envolvendo os documentos e em fichas de catalogação preenchidas em duas vias. Uma das vias era anexada ao documento e a outra encaminhada para a alimentação do banco de dados digital. Cujas funções principais são o registro dos dados de cada documento, permitindo a geração de catálogos para consulta dos pesquisadores.
RESULTADOS:
A pesquisa contribuiu para o levantamento da documentação judiciária da comarca de Feira de Santana, sob a guarda do CEDOC/UEFS. O trabalho consistiu em tratar e catalogar a documentação cível, priorizando os inventários datados entre os anos de 1890 a 1960, período de maior freqüência destes registros no acervo do CEDOC. Durante o trabalho de investigação, entre 2008 e 2009, identificou-se para o tempo delimitado na pesquisa o total de 2410 inventários disponíveis para consulta pública. Listamos a quantidade de documentos encontrados para cada distrito e município que compõe ou compuseram a comarca da cidade no período estudado, disponibilizamos os dados em tabelas e gráficos e apresentamos didaticamente os resultados obtidos em relatório final. A pesquisa também discutiu a importância da preservação documental e sua utilização como fonte histórica. Para este fim, elaborou-se um texto que veio a ser publicado na revista acadêmica História e-história, publicação eletrônica ligada a Unicamp, editada como o apoio do Grupo de Pesquisa Arqueologia Histórica (CEANS). O trabalho com os inventários despertou o interesse em pesquisar a estrutura fundiária na cidade, no período da Primeira República, sendo fruto para o plano de trabalho vigente.
CONCLUSÃO:
A primeira etapa do trabalho com os inventários realizou-se entre os meses de julho de 2008 a julho de 2009, período que vigorou o primeiro ano de bolsa concedida pelo CNPq. O plano de trabalho esteve vinculado ao projeto de pesquisa Fontes & Acervos, coordenado pela professora Drª Lucilene Reginaldo. Objetivou-se levantar fontes para a história de Feira de Santana e região, demonstrando as potencialidades dos inventários como fontes para a História Social do município. Os inventários se constituem em fonte histórica relevante, possuidora de grande potencial para estudos de história da família, das relações de parentesco, das riquezas, enfim, tratada de forma quantitativa e seriada, ou ainda qualitativa, oferece interessantes dados sobre a história da cidade de Feira de Santana e região. A segunda etapa da pesquisa, em fase de conclusão para 2010, visa identificar, à luz desse e de outros documentos, as formas de acesso dos sujeitos a terra, os padrões da propriedade e da produção rural em Feira de Santana, entre os anos de 1888 a 1930. Os documentos disponibilizados à consulta pública têm estimulado os estudos locais dos estudantes da graduação e pós-graduação da própria Universidade Estadual de Feira de Santana, bem como de outras instituições de ensino superior.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq
Palavras-chave: Fontes Históricas, Centros de Documentação, História Regional e Local.