62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
INCIDÊNCIA DE HIMENÓPTEROS PARASITÓIDES EM CAFÉ SOMBREADO E MATA NATIVA NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA
Polyana Rocha Santos 1
Fernando de Oliveira 1
Chirlei Dias de Brito 1
Eduardo Tigre do Nascimento 1
Raquel Pérez-Maluf 1
1. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
INTRODUÇÃO:
A cultura de café é oriunda da Etiópia, de regiões montanhosas ocidentais. Trazido ao Brasil no ano de 1727, onde o modelo de cafeicultura caracteriza-se pelo monocultivo a pleno sol, o que pode acarretar em um aumento de certas espécies que encontram grandes quantidades de alimento disponíveis neste agroecossistema. O aumento exagerado dessas espécies quebra o equilíbrio entre presas e predadores que é justamente a base do controle biológico. Insetos parasitóides têm-se mostrado como bons controladores de outros insetos em culturas. Entre os insetos controladores destacam-se os pertencentes à ordem Hymenoptera. Isso pode ser diferente no momento em que se muda a maneira de cultivo, a exemplo, o cultivo de café sombreado, que predomina na maioria dos países. O sombreamento de café contribui para o aumento da diversidade na propriedade em que se encontra, e é benéfica para diminuição de pragas, além de promover maior ciclagem de nutrientes e melhorar a qualidade dos grãos. Com base nisto, este estudo visou verificar a ocorrência de himenópteros parasitóides em diferentes áreas de sombreamento de uma cultura de café e em mata adjacente no município de Vitória da Conquista - BA.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado em uma cultura de café sombreado por grevílea e em mata nativa adjacente, localizado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia campus de Vitória da Conquista - BA, entre os meses de junho a novembro de 2009. O café sombreado era composto por seis áreas (A, B, C, D, E e F) contendo diferentes espaçamentos, onde as grevíleas encontravam dispostas 6 por 6. Em cada área instalou-se armadilhas do tipo Moerick, sendo quatro nas extremidades e uma no centro, e cinco armadilhas ao longo da borda da mata. As armadilhas permaneceram no campo por 48 horas, e após coleta o material foi triado, selecionando os himenópteros parasitóides e identificando-os em nível de família.
RESULTADOS:
O material identificado totalizou 1878 himenópteros parasitóides, sendo 396 coletados na mata e 1482 nas áreas do café. Quanto à distribuição dos 1482 himenópteros parasitóides por área de sombreamento verificou-se, A= 198, B= 201, C= 283, D= 235, E= 296 e F= 269. Nas áreas B e D, verificava-se a maior concentração de sombreamento, enquanto que as áreas E e F apresentavam um maior espaçamento entre as grevíleas. Com isso verificou-se que a presença de himenópteros parasitóides é maior em áreas onde o sombreamento é menor. As sete áreas foram submetidas ao Multivar - Cluster analysis, para verificar a similaridade entre as áreas quanto à presença dos himenópteros parasitóides, constatando ser a mata a área mais diversificada. As áreas que apresentou maior semelhança com a mata foram as áreas D, E e F, onde as duas últimas encontrava-se paralelas à mata nativa e apresentavam os maiores espaçamentos. Quanto às áreas A, B e C, não apresentaram semelhanças com a mata, mesmo a área A estando paralela a mata, pois o espaçamento observado nesta área era menor em relação às outras que encontravam também paralelas à mata.
CONCLUSÃO:
Com este trabalho conclui-se que, os himenópteros parasitóides coletados ocorreram em maior nível na mata, sendo esta uma fonte de abrigo e reservatório para eles, e em relação ao sombreamento, nas áreas C, E e F, que apresentavam um maior espaçamento entre as grevíleas, o que nos mostra ser o sombreamento um método de combate a pragas, uma vez que não foram verificados níveis altos de himenópteros parasitóides nas áreas com maior densidade de sombreamento.
Instituição de Fomento: Fapesb
Palavras-chave: Sombreamento, Agroecologia, Análise faunística.