62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 1. Clínica e Cirurgia
AVALIAÇÃO DE OVINOS ALIMENTADOS COM FENO DE BRACHIARIA BRIZANTHA E CANA-DE-AÇÚCAR: HEMOGRAMA E FIBRINOGÊNIO PLASMÁTICO
Victor Yunes Guimarães 1
Flávia Gontijo de Lima 1
Carolina dos Santos Ribeiro 1
Diogo Di Francescantonio Andrade 1
Hugo Cardoso Martins Pires 1
Maria Clorinda Soares Fioravanti 1
1. Departamento de Medicina Veterinária, Escola de Veterinária, UFG.
INTRODUÇÃO:

Nos últimos anos observou-se um crescimento significativo da ovinocultura no país se comparada à criação de animais de maior porte como os bovinos, provavelmente devido às inúmeras vantagens que apresentam, além do fornecimento de produtos como carne e leite de boa qualidade. Dentre as causas de redução no ganho de peso de animais de produção, estão enfermidades clínicas e subclínicas que afetam a higidez do indivíduo podendo levar à morte. A fotossensibilização hepatógena destaca-se como uma hepatopatia causada pela intoxicação por uma micotoxina esporidesmina produzida pelo fungo Pithomyces chartarum ou por saponinas esteróides, ambos presentes nas gramíneas do gênero Brachiaria, que tem sido associada com a deposição de material cristalóide no sistema biliar. Em relação às saponinas, parece que os ovinos são mais sensíveis que os bovinos, uma vez que já foi conseguida a reprodução experimental da colangiopatia, após consumo de braquiária nesta espécie. O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o perfil hematológico e fibrinogênio de ovinos alimentados com feno de Brachiaria brizantha ou cana-de-açúcar (Saccharum officinarum).

METODOLOGIA:

Foram utilizados 12 ovinos da raça Santa Inês, com 104 dias idade, que constituíram dois grupos experimentais: grupo feno (GF) - seis alimentados com feno de Brachiaria brizantha e grupo cana (GC) - seis com cana-de-açúcar (Saccharum officinarum). O estudo foi realizado na Escola de Veterinária - UFG, em Goiânia-GO. Os animais permaneceram em baias de chão batido, onde se oferecia água e alimentação. O feno foi previamente analisado quanto à ausência de esporos do fungo P. chartarum. As amostras de sangue foram colhidas a cada 14 dias, iniciando-se no dia zero (D0) e excepcionalmente a última colheita ocorreu com 23 dias por conveniência da data do abate dos animais, ocorrendo no dia 93 (D93). Para a determinação dos exames hematológicos e fibrinogênio foi obtido 5 ml de sangue, por venopunção da jugular, em tubo com anticoagulante EDTA a 10%. O hemograma foi realizado em aparelho automático, utilizando-se cartão próprio de leitura para a espécie (ABX Vet). A contagem diferencial de leucócitos foi feita a partir do esfregaço sanguíneo e o fibrinogênio plasmático pela técnica do microhematócrito. Para o eritrograma e leucograma foram utilizados os valores de referência para a espécie ovina. Para comparar os resultados entre grupos foi utilizado o teste Mann-Whitney.

RESULTADOS:

Hemácias, hemoglobina e hematócrito seguiram uma mesma tendência durante todo o estudo, apresentando valores acima dos descritos na literatura nas fases iniciais e sofrendo decréscimo significativo a partir do D42, até atingirem os valores próximos à referência no período D93. Esse comportamento pode ser explicado pela hematopoiese nos jovens ocorrer na medula óssea de todos os ossos gerando uma vigorosa produção de eritrócitos e outras células mielóides. Com a maturidade, esta demanda de eritrócitos vai diminuindo e a hematopoiese fica restrita à medula óssea vermelha, remanescente apenas nos ossos longos. A elevação dos leucócitos acompanhada de neutrofilia, monocitose e as variações nos valores de fibrinogênio plasmático no período D0, D14 e D28 justificaram-se frente ao fato de alguns animais, em ambos os grupos, terem apresentado pneumonia. O aumento do número de neutrófilos circulantes pode ser observado nas inflamações em geral e infecções agudas principalmente as causadas por bactérias, alguns fungos e parasitas. A diminuição dos valores de linfócitos e eosinófilos foram simultâneas a resolução do processo pneumônico dos animais dos dois grupos. As médias dos valores obtidos de fibrinogênio estiveram dentro dos limites de referência.

CONCLUSÃO:

A alimentação de ovinos com feno de Brachiaria brizantha e cana-de-açúcar (Saccharum officinarum) não ocasiona alterações no hemograma e fibrinogênio plasmático.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Palavras-chave: Braquiária, Eritrograma, Leucograma.