62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
LEVANTAMENTO FLORÍSTICO DE UMA TRILHA EM UM FRAGMENTO FLORESTAL URBANO DO PARQUE ZOOLÓGICO MUNICIPAL QUINZINHO DE BARROS, SOROCABA (SP).
Alessandro Patrocinio Moraes 1
Vilma Palazetti de Almeida 2
1. Curso de Ciências Biológicas, PUC-SP, Campus Sorocaba.
2. Departamento de Morfologia e Patologia, PUC-SP, Campus Sorocaba.
INTRODUÇÃO:
O Parque Municipal Zoológico Quinzinho de Barros, no município de Sorocaba, São Paulo,, é um dos pioneiros em educação ambiental no Brasil, com reconhecimento nacional e internacional. No local há um fragmento florestal de 4,2 ha que é utilizado como ferramenta para atividades interativas entre visitantes e monitores do Parque. O objetivo deste estudo foi o levantamento florístico de uma trilha deste fragmento florestal, gerando subsídios para a implementação de uma trilha interpretativa para a educação ambiental.
METODOLOGIA:
As coletas foram realizadas com intervalos de 15 dias, no período de abril a dezembro de 2008. Foram coletados material botânico de hábito arbóreo com DAP maior que 15 cm, em fase vegetativa e/ou florífera e/ou frutífera, presentes na trilha de Educação Ambiental. Após herborização e identificação, as exsicatas foram armazenadas no Herbário Regional PUC/SP - Campus Sorocaba, disponível para fins didáticos, científicos e para a visitação dos interessados. Foi utilizado o sistema de classificação APGII (Angiosperm Phylogeny Group APGII, 2003).
RESULTADOS:
Na trilha do fragmento de Floresta Estacional Semidecidual, do zoológico foram amostrados 81 indivíduos. Do total de 81 indivíduos coletados, 60 indivíduos foram identificados em nível de espécie (64%), 10 em nível de gênero (12,3%) e 1 em nível de família (1,2%). Assim foram identificadas na trilha 38 espécies arbóreas, de 35 gêneros, de 20 famílias, sendo as espécies mais freqüentes na trilha; Rollinia sylvatica (Annonaceae) com seis indivíduos, Copaifera langsdorffi Desf. (Fabaceae-Caesalpinoideae) com cinco indivíduos, Croton floribundus Spreng. (Euphorbiaceae) com quatro indivíduos, Ocotea puberula (Rich.) Nees (Lauraceae) com 4 indivíduos, Trema micrantha (L.) Blume (Ulmaceae) com 4 indivíduos, Cryptocarya aschersoniana Mez com 3 indivíduos, Trichilia pallida Sw. (Meliaceae) com 3 indivíduos, as demais espécies foram registradas 1 ou 2 indivíduos e constam em tabela anexa ao trabalho. Segundo Rodrigues & Nave (2004), as espécies Copaifera langsdorffii e Casearia sylvestris possuem uma freqüência de 54,3% de ocorrência, a Luehea divaricata 50% de ocorrência, nos levantamentos florísticos e fitossociológicos de floresta ciliar extra amazônico. As espécies Casearia sylvestris e Luehea divaricata foram freqüentes na trilha do fragmento florestal do "PZMQB".
CONCLUSÃO:
Importante destacar o registro da Nectandra gardneri Meisn. (Lauraceae), por não existirem registros de ocorrência desta espécie no município de Sorocaba, e no Estado de São Paulo.
Instituição de Fomento: PIBIC/CEPE
Palavras-chave: Fragmento florestal urbano, Florística, Lauraceae.