62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
AVALIAÇÃO DA VELOCIDADE DE CONDUÇÃO DO NERVO MEDIANO APÓS MOBILIZAÇÃO NEURAL EM VOLUNTÁRIOS SAUDÁVEIS
Rainier antonio Queiroz Chagas Junior 1
Ana Paula Fernandes De Angelis Rubira 1
Leandro Rodrigues da Silva 1
Ânderson Franklin Reis Brandão 1
Eduardo Garbin 1
Marcelo Custódio Rubira 1
1. Dep. Fisioterapia - Faculdade São Lucas - FSL
INTRODUÇÃO:

A Mobilização Neural (MN) consiste em gerar uma tensão longitudinal e transversal ao nervo, através do posicionamento do segmento onde o nervo tem seu trajeto. A Mobilização Neural procura restaurar o movimento e elasticidade ao sistema nervoso possibilitando se adaptar melhor ao segmento que percorre. Há poucos estudos que analisaram a ação mobilização neural sobre o tecido nervoso e a sua atividade elétrica, utilizando a Eletroneuromiografia. O presente estudo verificou se há alterações na velocidade de condução do nervo mediano após a mobilização neural.

METODOLOGIA:

O estudo foi composto por 40 voluntários com a média de idade de 21±1,85 anos e com IMC médio de 22±3,86Kg/m2. Os voluntários foram submetidos à avaliação pela eletroneuromiografia, antes e após da execução da Mobilização Neural, apresentando valores iniciais (V1) e finais (V2) de velocidade de condução motora.

RESULTADOS:

Observamos que após a Mobilização Neural a velocidade de condução motora aumentou. Os valores iniciais (V1) foram de 59,89±4,19ms  e finais (V2)  de 60,88±3,94ms.

CONCLUSÃO:

A mobilização neural, independente do valor inicial de condução, propicia ao nervo mobilizado, a normalização de sua velocidade de condução para seus valores normais de atividade.

Instituição de Fomento: Faculdade São Lucas
Palavras-chave: Mobilização neural , Nervo mediano, Velocidade de condução motora.