62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
DIAGNÓSTICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA ZONA URBANA NAS CIDADES DE ARAPIRACA E PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Paulo Vitor da Silva Costa 1
Flávio Rui Mendes dos Santos Junior 1
Patricia Cavalcanti Ayres Montenegro 2
1. Universidade Federal de Alagoas/ UFAL
2. Profa. Dra./Orientadora -Universidade Federal de Alagoas/ UFAL
INTRODUÇÃO:

Em 1989 o mundo se une em uma Conferência Mundial de Educação para Todos, buscado a melhoria da oferta da educação, descobrindo estratégia e planos de ação para o programa (WERTHEIN, 2000).          No relatório da década deste programa (MEC/INEP, 2000), o Brasil se consolida como um dos que mais avançaram na queda do número de analfabetos no país e no aumento do número de crianças e adolescentes cursando o Ensino Fundamental nas escolas públicas. Fica a preocupação, com o aumento dessa demanda, se essas crianças e adolescentes estão recebendo a educação que lhe é de direito receber. A Educação Física, assim como a escola tem a função social de também formar cidadãos, na prática, existe uma preocupação com a sua oferta na escola, muitos professores desconhecem seus reais objetivos e acabam deixando que este componente seja interpretado como uma disciplina sem identidade. Buscando uma melhoria na formação e qualificação profissional dos professores de educação física, procuramos identificar o perfil de professores da rede pública, a formação que eles vem recebendo e as dificuldades diárias enfrentadas, analisamos a estrutura física, de material e de recursos humanos das escolas públicas municipais de Arapiraca e Palmeira dos Índios para a oferta da disciplina Educação Física.

METODOLOGIA:

O estudo teve características de estudo exploratório, descritivo e transversal, pois a determinação de todos os parâmetros é feita de uma só vez, sem nenhum período de acompanhamento, ou seja, num ponto determinado do tempo. O pesquisador delimita uma amostra da população e avalia todas as variáveis dentro dessa amostra. (THOMAS, 2002).     A população corresponde a  professores de educação física das escolas públicas municipais do Ensino Fundamental da zona urbana das cidades de Arapiraca e Palmeira dos Índios. A amostra pesquisada corresponde a professores das 42 escolas visitadas em ambos os municípios.  Foram investigados professores das 29 escolas municipais de zona urbana de Arapiraca (100%) e das 13 em Palmeira dos Índios (100%). Foi usado como critério de inclusão para tal pesquisa, professores de educação física que ocupem a função nas escolas públicas municipais do ensino fundamental da zona urbana de ambas as cidades que se disponibilizaram a ser entrevistado. E como critérios de exclusão, aqueles profissionais ou representantes na área que não se disponibilizaram a ser entrevistado. Utilizamos como instrumento para coleta de dados um roteiro de entrevistas semi-estruturadas (MINAYO, 1998) que foi elaborado a partir de um piloto validado por 05 especialistas em educação.

RESULTADOS:

A Educação Física continua sendo negligenciada e não ofertada em algumas escolas de Arapiraca e Palmeira dos Índios. Foram 18 professores entrevistados em ambas as cidades. Nelas descobrimos a ausência de profissionais mais qualificados nas escolas, visto que é nula a presença de mestres e doutores e também que não são apenas profissionais formados em educação física que lecionam esse componente. A disciplina de esporte possui bastante destaque na formação dos professores e consequentemente nas aulas ministradas por eles. A maior dificuldade na formação profissional é articular a teoria com a prática embora a maioria tenha definido sua formação como boa, mas também consideraram que a mesma poderia ter sido melhor nos itens qualificação dos docentes e estrutura física adequada. Muitos dos entrevistados participam de cursos sobre Educação Física e realizam leituras na área embora seja quase insignificante a participação deles em processos de formação continuada. Entre os problemas enfrentados no cotidiano dos professores são: a falta de materiais didáticos e de um espaço físico adequado para as aulas. Os entrevistados responderam usar Provas e/ou trabalhos, Participação e Desempenho Físico como forma de avaliar o alunado nas aulas de educação física escolar. 

CONCLUSÃO:

O estudo apresentou as situações dos municípios de Arapiraca e Palmeira dos Índios, onde destacamos a não valorização da educação física escolar. Torna-se difícil esperar a melhoria deste componente se este continua sendo confiado a pessoas sem a formação adequada, para serem responsáveis por alunos em pleno desenvolvimento de sua autonomia física, social e mental. A prática docente em Educação Física nesses municípios reflete o descontentamento dos professores quanto aos espaços físicos e materiais. O professor deve ter a criatividade para adaptar suas aulas às condições efetivas oferecidas e dominar muito bem que conhecimentos ele é responsável pela transmissão dentro do currículo escolar. O contexto atual da Educação Física Escolar verificado por este estudo é fruto de uma formação onde os professores não aprenderam como colocar a teoria recebida em prática.

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pequisa do Estado de Alagoas - FAPEAL
Palavras-chave: Qualificação Profissional, Componente Curricular, Educação Física Escolar.