62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Eficácia do músculo transverso do abdome na diminuição da dor em portadores de lombalgia crônica
Ana Paula Fernandes De Angelis Rubira 1
Cinthia Maria Albuquerque de Farias 1
Djanha Rebouças Mesquita 1
Melaine Pedreira Fontoura Coimbra 1
Glaidsan Moreira da Silva Maia 1
Marcelo Custódio Rubira 1
1. Dep. Fisioterapia - Faculdade São Lucas - FSL
INTRODUÇÃO:
A lombalgia crônica afeta mais de 80% da população mundial em uma faixa etária economicamente ativa, resultando em afastamento parcial ou total do trabalho sendo uma patologia multifatorial. O músculo transverso abdominal forma uma verdadeira cinta abdominal sendo ativado antes do início dos movimentos, o que lhe confere a função de estabilizar a coluna lombar comprometida na lombalgia. Os exercícios de estabilização promovem o fortalecimento, diminuição do quadro álgico, propriocepção, equilíbrio e devem ser progredidos quando o paciente consegue ativar sua musculatura profunda ao mesmo tempo em que realiza movimentos dos membros. OBJETIVO: Avaliar a eficácia do músculo transverso do abdome na diminuição da dor espontânea e à palpação em portadores de lombalgia crônica.
METODOLOGIA:
Participaram deste estudo 8 jovens do gênero masculino, média de idade de 31,5 ± 6,39 divididos aleatoriamente em grupo A e B. O grupo A realizou exercícios de alongamento e estabilização de coluna lombar com a ativação do transverso do abdome e o grupo B realizou exercícios de alongamento e fortalecimento tradicionais para a musculatura abdominal. A dor espontânea e à palpação foram quantificadas utilizando a escala analógica visual e o dolorímetro digital EMG respectivamente. Os voluntários foram submetidos a 10 sessões de tratamento, freqüência de três vezes por semana, duração de 40 minutos sendo reavaliados após o término das sessões.
RESULTADOS:
Os voluntários do grupo A apresentaram melhora do quadro álgico espontâneo  (p<0,009) e à palpação (p<0,009) após os exercícios enquanto o grupo B não apresentou melhora em nenhum aspecto.
CONCLUSÃO:

Esses resultados sugerem que exercícios de estabilização segmentar da coluna lombar são eficazes na diminuição precoce da dor lombar quando comparados aos exercícios de fortalecimento abdominal tradicional.  

Instituição de Fomento: Faculdade São Lucas
Palavras-chave: lombalgia, estabilização segmentar, exercícios de alongamento e fortalecimento.