62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
AVALIAÇÃO DA VIDA DE PRATELEIRA DA UVA DE MESA CULTIVAR VÊNUS
Antonio Luiz Fantinel 1
Diniz Fronza 2
Ana Paula Daniel 3
Fernanda de Figueiredo Ferreira 4
Janine Palma 5
Jonas Janner Hamann 6
1. Colégio Politécnico da UFSM - UFSM
2. Profº Drº/ Orientador - Colégio Politécnico da UFSM - UFSM
3. Colégio Politécnico da UFSM - UFSM
4. Colégio Politécnico da UFSM - UFSM
5. Colégio Politécnico da UFSM - UFSM
6. Colégio Politécnico da UFSM - UFSM
INTRODUÇÃO:

O trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade físico-química da uva de mesa, cultivar Vênus, adaptada à região central do RS, produzida sob fertirrigação, e avaliar a vida de prateleira da mesma durante quinze (15) dias, armazenando-a sob refrigeração e temperatura ambiente, para avaliar sua qualidade para consumo humano e estimular o uso da fertirrigação no cultivo da videira na Região Central do Estado do Rio Grande do Sul.

METODOLOGIA:

O experimento foi conduzido no Setor de Fruticultura do Colégio Politécnico da UFSM. O clima da região é do tipo Cfa, com precipitação anual de 1700 mm e temperatura média anual de 18ºC, sendo a média das máximas de 32ºC e das mínimas 9ºC. O solo caracteriza-se por ser argissolo amarelo distrófico típico, textura franca. A videira Vênus foi conduzida sob fertirrigação com delineamento experimental de blocos ao acaso com 5 tratamentos e 4 repetições. Os níveis de potássio foram adicionados a cada duas plantas (projeção da copa), antes da aplicação da fertirrigação, sendo os tratamentos: T1 (0,25g); T2 (0,50g); T3 (0,75g); T4 (100g); T5 (125g) e testemunha (sem potássio e com fertirrigação). A solução de fertirrigação (g/planta) constituiu-se de monofosfato de fósforo (77,58g); nitrato de cálcio (118,4g); sulfato de magnésio (38g) e bórax (0,34g). Após a maturação dos frutos avaliou-se a produtividade (T/ha) e qualidade físico-química (pH, sólidos solúveis/°Brix e acidez total titulável/ácido tartárico g%. O tempo de prateleira constitui-se no armazenamento por 15 dias (10 cachos) acondicionados em bandejas de isopor, divididos em Lote A (T°ambiente 25-30°C); Lote B (T°refrigeração 5-6°C). Após o armazenamento reavaliou-se a qualidade físico-química e o grau de podridão da baga.

RESULTADOS:
A fertirrigação proporcionou aumento na produtividade e nos teores de sólidos solúveis (açúcares) nos frutos avaliados, sendo um ponto importante para as uvas de mesa, cujo principal objetivo é o consumo in natura. O T4 (100g) de Potássio apresentou desempenhos superiores aos demais tratamentos com uma produtividade de 29,68 T/ha. A qualidade físico-química demonstrou que a presença de potássio elevou o °Brix, reduziu a acidez total titulável (ATT), e não afetou o pH dos frutos. O Lote A com armazenamento em temperatura ambiente (25-30°C) apresentou o maior grau de podridão das bagas e aumento significativo nos teores de °Brix e ATT. Já o Lote B, com armazenamento em temperatura de refrigeração (5-6°C), apresentou o melhor desempenho em relação à qualidade das uvas, as quais ainda apresentaram condições para o consumo e processamento.
CONCLUSÃO:

Sendo assim, verificou-se que a qualidade físico-química dos frutos para mesa da cv. Vênus, ao longo do tempo de armazenamento sob refrigeração (5-6°C) favoreceu a manutenção dos teores de sólidos solúveis (açúcar) e a sua qualidade para consumo in natura e/ou processamento, quando comparado ao armazenamento em temperatura ambiente (25-30ºC). O fornecimento de níveis de potássio via fertirrigação elevou o ° Brix, reduzindo a acidez total titulável (ATT) e não afetou o pH dos frutos.

Instituição de Fomento: conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPQ/UFSM
Palavras-chave: Fertirrigação, Uvas apirênicas, Armazenamento.