62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 4. Jornalismo e Editoração
A APURAÇÃO NAS PLATAFORMAS DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS JORNALÍSTICOS: OS CASOS KURO5HIN, SLASHDOT E PACJOR
Diego Acássio Beal Kerber 1
Elias Machado Gonçalves 2
1. Depto. de Jornalismo, Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC
2. Prof. Dr./Orientador - Depto. de Jornalismo - UFSC
INTRODUÇÃO:
As plataformas automatizadas para a produção de conteúdos são estruturas complexas articuladas em torno de tecnologias, softwares e aplicações informáticas pensadas para, através de processos padronizados em consonância com os critérios utilizados pelo jornalismo, auxiliar o jornalista no exercício das suas funções. Estas plataformas mais complexas são desenvolvidas para explorar as capacidades de construção de narrativas típicas desta forma de jornalismo. Existem vários modelos de plataformas para a produção de conteúdos jornalísticos variando na diversidade das funções existentes e da integração das três etapas: apuração, produção e circulação. As plataformas menos complexas estão centradas na produção, com alguma atuação nas áreas da circulação e, na maioria dos casos, sem participação na etapa de apuração. Esta pesquisa é vinculada às atividades do LAPJOR, Laboratório Aplicado em Jornalismo Digital, parte do mestrado em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. O grupo tem como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma própria, baseada nos estudos acumulados ao longo dos anos, e também de buscar cooperações com empresas da região de Florianópolis com o intuito de formar parcerias para o desenvolvimento de tecnologias na área do jornalismo digital.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada basea-se em quatro etapas principais, com a 1) revisão de bibliografia, etapa que permeia toda pesquisa, 2) delimitação do objeto, levantamento de hipóteses e estudo de caso e 3) organização do material reunido e elaboração de análise, seguida de conceituação do objeto e por fim 4) seleção de subsistemas e conceitos a serem incorporados à Plataforma Automatizada para Conteúdos Jornalísticos (PACJOR). A revisão preliminar da bibliografia é indispensável para a um conhecimento mais completo acerca da área na qual a pesquisa se situa. Desempenha uma importante função também no embasamento teórico para auxiliar na produção de textos de teor acadêmico e na conceituação da PACJOR. O desenvolvimento da PACJOR, na parte conceitual e prática, é feito em conjunto com os demais membros do LAPJOR, onde as diversas pesquisas multidisciplinares realizadas no âmbito do grupo se complementam com o intuito de formar uma base teórica que auxilie na criação de uma plataforma adaptada às demandas da produção de conteúdos jornalísticos no meio digital.
RESULTADOS:
As plataformas analisadas, Slashdot e Kuro5hin possibilitam a inserção de conteúdos por todas as pessoas cadastradas no sistema, agregando grande quantidade de informações. Este conteúdo enviado é o ponto de partida para a criação de uma matéria. Nenhuma destas plataformas trabalha com o conceito de pauta, pertencente à etapa de apuração, assim como igualmente não possuem um cadastro geral de fontes. As duas plataformas são estruturadas considerando que a maior parte do conteúdo será obtida através do gatewatching, ou seja, estes conteúdos já estarão disponíveis. Cada uma das plataformas apresenta modelos diferentes para a definição dos conteúdos que são exibidos na página inicial e que, portanto, tem maior destaque no sítio web. O Slashdot adota um modelo mais fechado de produção, pois somente um corpo delimitado de editores faz esta seleção dos conteúdos a serem exibidos. De forma diferente opera a plataforma do Kuro5hin, que atua utilizando o conceito de edição aberta. Neste sistema todos os usuários participam da edição de uma matéria, desde o momento em que a notícia foi postada, até a seleção do grau de importância que receberá na publicação, sendo como capa do sítio web ou apenas de uma editoria específica.
CONCLUSÃO:
A contribuição das plataformas do Kuro5hin e Slashdot para o jornalismo é inegável. Elas representam o processo de abertura pelo qual o jornalismo passa neste momento, e reconhecem que alguns procedimentos técnicos atribuídos aos jornalistas como entrevistar, apurar ou editar já não são atividades exclusivas dos profissionais, e que os conteúdos adicionados por estes indivíduos podem complementar a produção de jornalistas, enriquecendo-as. Para que o trabalho jornalístico possa ser realizado de forma completa, uma plataforma deve incluir todas as etapas da produção, desde a apuração, passando pela produção, até a circulação. No caso do ciberjornalismo a digitalização permeia todas as três etapas. O diferencial que buscado ao longo do desenvolvimento da PACJOR é uma integração mais completa entre todas as etapas de produção de conteúdos jornalísticos, unindo da forma mais eficiente possível a apuração, produção e circulação das informações produzidas, em um sistema que agregue mais conhecimento conceitual e prático, e avance no sentido de criar plataformas desenvolvidas em bases de dados que atendam de forma mais adequada às especificidades do jornalismo digital.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: SLASHDOT, KURO5HIN, PACJOR.