62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 4. Sociologia do Trabalho
O TRABALHO DE PROFISSIONAIS DE MÚSICA: PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO E DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES
Matheus Guimarães Mello 1
Jordão Horta Nunes 2
1. Faculdade de Ciências Sociais, Universidade Federal de Goiás - UFG
2. Prof. Orientador - Fac. de Ciências Sociais, Universidade Federal de Goiás - UFG
INTRODUÇÃO:
A pesquisa teve como objeto o trabalho de músicos profissionais em atividades de prestação de serviços, tais como apresentações em eventos, aulas, gravações em estúdio, composição de trilhas sonoras. Os objetivos foram: pesquisar como e por que os músicos lidam com a comum necessidade de exercer várias atividades simultaneamente, nem sempre desejadas e às vezes nem consideradas profissões; compreender sob quais condições sociais e disposições se constroem objetiva e subjetivamente suas identidades profissionais. A situação de trabalho de músicos, prestadores de vários tipos de serviços, está permeada pela diversificação de atividades exercidas, concomitante à falta de visibilidade e de prestigio social correspondente a essa profissão. Ainda, deve-se considerar que são poucas as pesquisas, pelo menos no contexto brasileiro, que centralizam os músicos "por trás da música", e em menor número ainda estão aquelas que os abordam em sua dimensão social e profissional.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi dividida em duas partes: a etapa quantitativa, com a aplicação de 155 questionários de autopreenchimento, cujos informantes foram selecionados por amostragem intencional em escolas, eventos de música, lojas de instrumentos e entre alunos da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. A etapa qualitativa foi composta pela análise de duas entrevistas semi-estruturadas, cujos entrevistados foram escolhidos a partir de uma lista de contatos obtida através dos questionários. Dessa forma, buscou-se coletar informações acerca do perfil socioeconômico, perfil de carreira, representações sociais, atitudes e valores em relação à atividade ocupacional e aspectos da identidade profissional. A partir da análise dos dados, investiga-se como ocorre a construção social das identidades profissionais, recorrendo a Claude Dubar, que considera os processos de socialização como uma articulação entre as identidades reivindicadas e as identidades atribuídas. Através da análise fatorial identificou-se inicialmente fatores que distinguem certos "tipos ideais" de socialização musical e de perfis profissionais, interpretados a seguir, combinando-se estatísticas descritivas e análise das entrevistas para melhor compreender esses processos.
RESULTADOS:
Por meio da análise fatorial encontramos os seguintes tipos ideais de socialização musical: socialização familiar; socialização religiosa; e socialização por amizade. Identificou-se também os tipos ideais de perfis profissionais: músico executante (performer); professor de música; e compositor/intérprete de estúdio. Estas distinções, ainda que não possam ser encontradas de forma pura na realidade, se mostram úteis para organizar a variabilidade das atividades exercidas e compreender as características gerais de cada tipo específico. Além disso, foi possível perceber uma distinção de gênero nos processos de socialização da profissão musical. A maioria das mulheres está concentrada nas atividades de ensino e se sente identificada com as atividades exercidas; por outro lado poucos homens se identificam como professores, apesar de a maioria exercer essa como pelo menos uma de suas atividades. Para compreender essa característica deve-se levar em conta que a própria entrada das mulheres no meio musical profissional se dá com uma avaliação da possibilidade de "se manter" nessa área. Justamente nas atividades de ensino é possível manter maior estabilidade no emprego, ao contrário de apresentações como freelancer.
CONCLUSÃO:
Foi possível confirmar a hipótese principal de que boa parte dos músicos atua em várias atividades musicais profissionais diferentes ao mesmo tempo, na maior parte das vezes como necessidade para complementar o salário. Muitos acrescentaram que consideram a profissão de músico como pouco valorizada no Brasil, e assim têm de ocupar boa parte do tempo de estudo exercendo várias atividades diferentes. Além disso, a própria identidade do que é um músico profissional está imbricada com a realização de vários tipos de atividades musicais simultaneamente, o que abre a possibilidade para consideração de "formas identitárias" mais abertas e flexíveis acerca da profissão musical. Percebeu-se também a importância dos contínuos e variados processos de socialização para o envolvimento com as profissões musicais, que chegam configurar uma imersão pessoal no mundo da música. Assim, estes resultados em conjunto são pertinentes para se compreender as negociações identitárias, isto é, as estratégias para reconhecimento da profissão, já que estão sujeitas a processos de formação os mais diversos, num campo de trabalho que permite e exige diferentes possibilidades.
Instituição de Fomento: Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: Músicos Profissionais, Identidade Profissional, Processos de Socialização.