62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Desenho Industrial - 2. Desenho de Produto
SOMBRINHA COMO PROTEÇÃO SOLAR - INTERAÇÃO ENTRE DESIGN DE ESTAMPARIA, TECNOLOGIA TÊXTIL E A ARTE DE BEATRIZ MILHAZES
Milene Miorim Beust 1
Reinilda de Fátima Berguenmayer Minuzzi 2
1. Pós Graduação em Design para Estamparia - UFSM
2. Profa. Dra./Orientadora, Departamento de Artes Visuais - UFSM
INTRODUÇÃO:
Sombrinhas e guarda-chuvas são acessórios indispensáveis para dias chuvosos, porém, hoje, por questões de saúde, é imprescindível o seu uso como objeto de proteção solar. Para desenvolver esse costume junto à sociedade, a estética é determinante, pois, com estampas femininas e delicadas, pode-se ampliar o uso do produto e resgatá-lo como acessório de moda. O objetivo é desenvolver a estética do produto aplicada ao design de superfície, propondo estampas para a cobertura da sombrinha, congregando o estudo formal e técnico específico da área com o uso dos chamados tecidos tecnológicos para os componentes têxteis do produto. Nesta interação, tem-se como objetivo substituir a cobertura tradicional e produzir estampas, unindo estética e funcionalidade com a tecnologia dos tecidos, criando um diferencial a esse objeto. Também são estudados o conceito, a forma e a cor, determinantes para o sucesso do produto. A trajetória artística da pintora carioca, Beatriz Milhazes, define essas características, representando, em seus quadros, uma linguagem abstrata e geométrica, carregada de listras, círculos e arabescos. A técnica estudada é a estamparia digital, que com extrema adaptabilidade, permite a aplicação gráfica sobre qualquer superfície com diversos tipos de tintas e cores.
METODOLOGIA:
Este projeto seguiu a metodologia de Gui Bonsiepe (1984), baseada em análises projetuais mercadológicas, porém com algumas alterações para enfatizar a questão morfológica. Primeiro fez-se um breve questionamento nas analises sincrônica, estrutural, funcional e ergonômica de sete sombrinhas existentes no mercado (distintas em tamanho, estampa e/ou tecido). Posteriormente, enfatizou-se a análise morfológica, analisando a forma e as estampas das sombrinhas. Concluindo, na lista de deficiências, que o material têxtil não é adequado para sua devida função diante deste projeto e que as estampas não são pensadas diretamente para a modelagem produto. Como lista de requisito a cobertura da sombrinha deve apresentar material têxtil com proteção solar - fios UV Protection da Rhodia poliamida, por ter proteção diretamente no DNA dos fios. A estética do produto condicionada pelo design de estampa e o processo de estampagem é por estamparia digital.
RESULTADOS:
Através das experimentações encontradas no processo criativo e do panorama da temática, o projeto dividiu-se em três coleções distintas, porém a relação entre elas é pertinente, tanto pela temática, quanto por apresentarem todas as cartelas de cores e mesma sistemática para as estampas. Um dos processos de gerar os padrões através da repetição é a rotação. Insistindo na dinâmica de rotatividade, tem-se a configuração octogonal da sombrinha, em que as estampas foram projetadas diretamente para a modelagem triangular, formando arranjos simétricos. Definiu-se que cada coleção apresentaria três variações de estampas em relação aos módulo. Nas coleções, há subdivisões: (1) o módulo grande localizado em um dos triângulos, (2) uma estampa com módulos em diferentes disposições na estrutura do triângulo e (3) uma estampa com módulos relativamente pequenos. Cada estampa criada dentro da coleção tem duas variações de cores de cada cartela. Foram definidas três cartelas de cores para a criação das estampas. O tema é a trajetória artística de Beatriz Milhazes baseando-se nos elementos empregados em seus inúmeros trabalhos. São os elementos visuais que compõem as coleções: os arabescos do Barroco, a feminilidade das diferentes representações das flores e a pertinência das mandalas em suas obras.
CONCLUSÃO:
Considerando que o design para estamparia, no contexto de uma sociedade consumista, pode determinar valores aos produtos através de sua estética formal, a pesquisa agrega à sombrinha o atributo de um produto de qualidade estética e de alta tecnologia. Objetivando, assim, o resgate da sombrinha como acessório de moda. Obtendo três coleções com resultados que valorizam o produto, este projeto possibilita a comercialização da sombrinha no âmbito da indústria, tanto pela sua estamparia, quanto pelo produto em si, uma vez que foram propostas alterações funcionais no têxtil da sombrinha, usufruindo da tecnologia disposta no mercado de materiais - o tecido tecnológico com proteção solar. Sob as circunstâncias atuais, como o aumento da incidência solar e a excessiva exposição à radiação, este projeto contribui para melhorar a qualidade de vida das pessoas, em termos de conhecimentos teóricos sobre o assunto, incentivando o uso de proteção contra o sol e, principalmente, trazendo uma nova alternativa de proteção.
Palavras-chave: Tecidos Tecnológicos, Proteção Solar, Sombrinha.