62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
AVALIAÇÃO QUÍMICA E ESTUDO DO PROCESO DE CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS CUTÂNEAS EM CAMUNDONGOS, UTILIZANDO O ÓLEO ESSENCIAL DA Pimenta dioica LINDL.
Natale Cristine Costa Carvalho 1
Victor Elias Mouchrek Filho 1
Vera Lúcia Neves Dias 2
Manacés Cunha Sousa 1
Andreson Leandro Santana Silva 1
Valdez Diniz Junior 1
1. Departamento de Tecnologia Química - Universidade Federal do Maranhão/UFMA
2. Departamento de Biologia e Química - Universidade Estadual do Maranhão/UEMA
INTRODUÇÃO:
Desde a antiguidade, o homem utiliza plantas para a cura de doenças, para o controle de insetos e para a conservação de corpos. Entre os produtos obtidos de vegetais, encontram-se os óleos essenciais de algumas espécies de plantas aromáticas, os quais já são largamente utilizados na indústria para a produção de sabonetes, perfumes e outros produtos de higiene pessoal. Na planta essa mistura de substâncias tem funções de proteção contra insetos, fungos e participam em funções secundárias no metabolismo da planta. O valor intrínseco de uma planta medicinal está no seu efeito terapêutico. Elas possuem substâncias que são ponto de partida para a síntese de produtos químicos e farmacêuticos, sendo responsáveis pelo efeito terapêutico, dentre os quais está o eugenol o constituinte majoritário do óleo da essencial da Pimenta dioica Lindl, que é largamente utilizado como flavorizante, antioxidante, antiespasmódico, anti-séptico, agente antimicrobiano, antiinflamatório, antialérgico, na composição de cosméticos e atrativo de insetos.
METODOLOGIA:
Para a realização deste estudo utilizamos 10 ccamundongoss da linhagem SWISS ( suiços albinos), adultos, fêmeas, foi utlizado o procedimento experimental que consiste em uma incisão de 1 cm no dorso do animal. Os animais foram divididos em dois frupos. O grupo controle que recebeu 100 µL de de soro fisiológico. O grupo experimental que recebeu 100 µL do óleo essencial da Pimenta doica Lindl a 10%. Após o 3º, 7º e 12º dia de pós-operatório os animais foram submetidos à eutanasia. A área de cicatrização foi removida, procedendo-se, à analise histológica. Utilizou-se a cromatografia gasosa acoplada ao espectrômetro de massa para determinação quantitativa do eugenol no óleo essencial, pelo método da normatização.
RESULTADOS:
A avaliação histométrica permitiu observar que o grupo controle ao 12º de pós-operatório (PO) ainda possuia matriz intersticial frouxa e infiltrado inflamatório polimorfonuclear com regeneração tecidual não concluída. Com relação ao grupo experimental verificou-se um processo de regeneração tecidual bem avançado, com presença de uma fina camada de queratina e tecido recomposto na superfície da lesão. A análise quantitativa por cromatografia gasosa permitiu identificar um elevado teor de eugenol (79,98%) no óleo essencial extraído.
CONCLUSÃO:
Devido à presença de fibras colágenas e fibroblastos no grupo tratado com o óleo essencial da Pimenta dioica Lindl pode-se concluir que houve uma vantagem do uso do óleo no tratamento de lesões cutâneas em camundongos SWISS, uma vez que propiciou a no processo de cicatrização da lesão. A quantificação por cromatografia gasosa pelo método da normatização, apresentou excelente perfomance analítica na determinação do eugenol como componente majoritário do óleo essencial da Pimenta dioica Lindl.
Palavras-chave: Cicatrização, Óleo essencial, Pimenta dioica Lindl.