62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 1. Análise de Controle de Medicamentos
ESTUDO DO MÉTODO HET-CAM PARA AVALIAÇÃO IRRITAÇÃO OCULAR
Esther Waihrich Queiroz de Menezes 1
Estevan Sonego Zimmermann 2
Guilherme Zanini Calegari 1
Sérgio Luiz Dalmora 3
1. Depto. de Farmácia Industrial, Curso de Farmácia - UFSM
2. Programa de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas - UFSM
3. Prof. Dr./Orientador - Depto. de Farmácia Industrial - UFSM
INTRODUÇÃO:
O potencial irritante ocular de produtos farmacêuticos tem sido avaliado pelo método de Draize, em coelhos. Recentemente, tem sido sugerido o ensaio alternativo baseado no uso da membrana cório-alantóide de ovo fecundado de galinha (HET-CAM), que apresenta estrutura vascularizada e características similares àquela da conjuntiva ocular. O presente trabalho teve por objetivo avaliar amostras de produtos farmacêuticos pelo método de Draize, in vivo, e do HET-CAM, in vitro, estabelecendo correlação entre as metodologias, e demonstrar sua consistência e validade.
METODOLOGIA:
O HET-CAM baseou-se no uso de ovos fecundado de galinha (10 dias), e exposição da membrana cório-alantóide para aplicação da amostra, controles negativo e positivo. Selecionaram-se volumes de 0,3 ml para líquidos, e de 0,3 g para sólidos. Então, durante 5 minutos efetuou-se a leitura de coagulação, hemorragia e vasoconstrição. Por sua vez, realizou-se o teste de irritação ocular de Draize em coelhos albinos e adultos, após administração de 0,1 ml da amostra no saco conjuntival do olho. Determinaram-se as respostas de opacidade e área, rubor, edema e secreção, e reação á luz, para córnea, conjuntiva e íris, respectivamente após 1, 24, 48, 72, 96 e 168 horas.
RESULTADOS:
As amostras submetidas ao ensaio do HET-CAM forneceram resultados entre 0 e 0,9 (não irritante). Os produtos submetidos à fotodegradação apresentaram respostas entre 1 e 4,9 (ligeiramente irritante). O teste de Draize em produtos farmacêuticos forneceu valores entre 0,5 e 2,5 (praticamente não irritante). Após fotodegradação, as amostras propiciaram valores entre 2,5 e 15 (minimamente irritante).
CONCLUSÃO:
Observou-se que as metodologias apresentaram parâmetros de respostas características, que foram correlacionadas com base nos graus estabelecidos de irritação. Demonstrou-se a aplicabilidade do método alternativo do HET-CAM que permite avaliar as amostras e prever o potencial irritante para pessoa humana. Contribuí-se, desse modo para o estudo de alternativas no contexto da substituição, aprimoramento e redução do uso de animais de laboratório.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq/UFSM
Palavras-chave: HET-CAM, irritação ocular, método de Draize.