62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 8. Comunicação
Álcool e Risco: A construção causal da individualização de responsabilidade
Felipe de Carvalho Borges da Fonseca 1
Mariah Queiroz 1
1. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Comunicação / ECO - UFRJ
INTRODUÇÃO:

Pretendemos demonstrar que o fato do discurso que associa o problema dos acidentes de trânsito ao consumo de álcool ser hoje a construção causal privilegiada ilustra como o conceito de risco passa a ser usado na relação que se estabelece com o tempo, com o sofrimento e com a política.

 

 

METODOLOGIA:
Investigações teóricas e análise qualitativa de notícias
RESULTADOS:

Ao identificar o risco como elemento à partir do qual se pensa o poder da ação humana atualmente, percebemos que ele favorece uma determinada seleção de que problemas privados passarão para a esfera pública e sob que construção causal eles serão percebidos. Essas escolhas estão acima de tudo condicionadas pelo discurso que possibilitam fazer

No caso da associação entre álcool e acidente, o que está em jogo é a individualização de um problema coletivo, o que apaga outras equações causais mais complexas, mais difíceis de serem negociadas e que implicariam respostas coletivas; e a propagação de um discurso que legitima práticas punitivas pautadas em vingança e num modo de se lidar com o sofrimento marcado pelo ressentimento.

Medidas como a "Lei Seca" tem acima de tudo a função de reforçar valores morais da sociedade, através da hierarquização de comportamentos.

 

 

CONCLUSÃO:

Nossas investigações permitem argumentar que haveria uma conexão do estímulo hedonista da sociedade de consumo com o vácuo moral que necessita ser preenchido por uma moralidade baseada na acusação de comportamentos inseridos nessa própria dinâmica de estímulo.

Nossa hipótese mais radical é, portanto, a de que não se pretende com a "Lei Seca" reduzir os sofrimentos de acidente de trânsito, porque eles são necessários para se fazer moralidade.

Palavras-chave: Risco, Sofrimento evitável, acidente.