62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Arquitetura e Urbanismo - 3. Projeto de Arquitetura e Urbanismo
CASA EFICIENTE - DO PROJETO À CONSTRUÇÃO
Marcela Fialho Fernandes Santiago 1
Eliete de Pinho Araújo 1, 2
1. FATECS, Curso de Arquitetura e Urbanismo, UniCEUB, Brasília, DF
2. Profª. Dra.
INTRODUÇÃO:
O tema deste estudo é desenvolver um projeto de arquitetura da casa eficiente, para construí-la como laboratório-modelo no UniCEUB. Assim, os futuros profissionais poderão atuar na área residencial de Brasília, com a consciência e o conhecimento necessários. Os objetivos são identificar e diagnosticar as tecnologias possíveis de ser utilizadas no projeto da casa eficiente, visando ao conforto, à economia de recursos e à sustentabilidade, ao elaborar projetos eficientes que contemplem o reúso de águas pluviais, o tratamento do esgoto primário, o uso de energia fotovoltaica e solar térmica, a iluminação natural, as estratégias de automação, a climatização por vaporização, os telhados verdes, o paisagismo e os materiais adequados.
METODOLOGIA:
A metodologia  do trabalho inicia-se com a definição de sustentabilidade e dos rumos da arquitetura realizada na cidade e segue com os fundamentos teóricos referentes às soluções possíveis e utilizadas no projeto da casa eficiente. São examinadas experiências anteriores, histórico desse tipo de projeto e conceito, além da exposição de fotos e comentários sobre visitas realizadas em locais de interesse em Brasília. Na sequência, apresenta-se o projeto de arquitetura proposto para a casa eficiente.
RESULTADOS:
A arquitetura feita nos centros urbanos, principalmente em Brasília, na maioria das vezes, não leva em consideração aspectos ambientais, econômicos e de conforto. Apresenta elementos repetitivos, de conceito insipiente e com projeto e execução descuidados. Isto gera preocupação com o futuro da arquitetura e o que representa para a sociedade na medida em que se distancia de conceitos, como a busca do conforto e a adequação ao clima. Os resultados da pesquisa explicitam a importância da utilização das diretrizes bioclimáticas nas etapas do projeto. Inicialmente, imaginava-se que a idéia de sustentabilidade era de cunho tecnológico, contemporâneo diante das soluções em projetos de arquitetos renomados mundialmente que trabalham com tecnologia de ponta e sustentabilidade. Contudo, notou-se que há grande quantidade de alternativas sustentáveis de extrema simplicidade, principalmente quando aliadas a conceitos de permacultura. Para firmar o uso abrangente e adequado dessas soluções, que envolva grande parte das edificações das cidades, gerando solida mudança, é necessário unificar conhecimentos e criar legislações.
CONCLUSÃO:
Concluímos que a urgência de estabelecer política governamental com relação ao futuro da utilização das energias renováveis fica clara na medida em que os recursos tecnológicos disponíveis viabilizam modelos sustentáveis de utilização destas energias em sistemas interligados ou autônomos. Por isso, é relevante que exista legislação específica sobre seu uso e dimensionamento, que, usualmente, são definidos com base apenas em experiências, pesquisas, teses de graduação, ou definições do fabricante.
Instituição de Fomento: Bolsista CNPq /UniCEUB
Palavras-chave: sustentabilidade, usos renováveis, impacto e conforto ambiental.