62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo
HISTÓRIA E HISTÓRIAS NO PRESENTE: CONFIGURAÇÕES DO SABER HISTÓRICO ESCOLAR EM UM CURRÍCULO EM MUDANÇA
Sonia Regina Miranda 1
Fabiana Rodrigues de Almeida 2
Rita de Cássia Mesquita de Almeida 2
1. Profa.Dra./Orientadora - Faculdade de Educação/UFJF
2. Programa de Pós-Graduação em Eduação - PPGE/UFJF
INTRODUÇÃO:

A Memória, num mundo marcado pela rápida transformação do presente, tem se convertido em um elemento essencial nos novos processos de constituição de identidades individuais e sociais. Nesse sentido, nossa pesquisa buscou no cotidiano escolar a produção de tais subjetividades no tocante às práticas de Memória. Interessou-nos compreender aquilo que acontece com uma escola durante um percurso de mudanças curriculares e modificações em termos cultura escolar e, principalmente, os modos pelos quais os professores reorganizam as bases fundamentais de seus saberes e práticas pedagógicas.

Neste cenário particular de uma escola pública de periferia urbana, a Escola Municipal José Calil Ahoughi que, em face do desejo coletivo de redefinir estruturalmente as bases de funcionamento do currículo e das rotinas escolares, centrou na discussão dos processos de construção da identidade da criança e do jovem afro-descendente o eixo de sua redefinição curricular. Com isso, os conteúdos históricos e as práticas de memória vinculadas a projetos de construção identitária foram elevados à condição de eixo estruturante central das práticas escolares, desvinculado de qualquer reforma imposta por força de lei ou pelo sistema educativo, emanada dos sujeitos envolvidos diretamente no cotidiano escolar.

 

 

METODOLOGIA:

Ao se avaliar os mecanismos de tal reconstrução, buscamos constituir metodologias capazes de colocar em primeiro plano a voz e perspectivas compreensivas dos sujeitos preponderantes neste processo, a saber: os professores. Compreendendo como esta escola, diferente do que acontece na maioria das vezes, desenvolveu o hábito de arquivar todos os artefatos de cultura material produzidos no interior da dinâmica escolar, foi possível associar a temática dos saberes aos processos de constituição de Memória.

As entrevistas com cinco professoras se deram na relação com a exploração desses artefatos de memória transformados em vídeo-clipes, com os quais os professores entrevistados foram confrontados com suas próprias práticas que lhe foram apresentadas a partir da releitura materializada nesse suporte. A partir desse novo olhar sobre si e sobre o mundo, os sujeitos inseridos nessa nova cultura curricular acabam redefinindo suas bases identitárias, pois as memórias que deles emergem revelam formas particulares de se relacionar e se apropriar de um saber.

RESULTADOS:

A pesquisa nos revelou, a partir das entrevistas com as professoras, três cenários distintos através dos quais o saber docente não é indiferente às transformações decorrentes na instituição escolar. No primeiro, percebemos o encontro de uma das professoras com um espaço escolar cujo trabalho por ela idealizado ganhou força para se desenvolver. No segundo, ficou claro para nós o movimento de resistência de uma outra professora às mudanças propostas pela escola. E no terceiro cenário, três professoras revelaram que as mudanças ocorridas na escola foram capazes de (re)modelar suas práticas pedagógicas.

CONCLUSÃO:

Dessa maneira, concluímos que o docente estrutura seu saber em bases heterogêneas do ponto de vista de sua temporalidade e das fontes sobre as quais seus repertórios se organizam. Resgatar em entrevistas a história de vida de algumas professoras da Escola Municipal José Calil Ahoughi fez-se necessário para compreender como elas organizam seus saberes numa escola cujo currículo está em construção e ganha um peso distintivo no tocante ao lugar assumido pela abordagem de temáticas históricas.

 

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG
Palavras-chave: Memória, Cultura escolar, Saberes docentes.