62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Arquitetura e Urbanismo - 5. Arquitetura e Urbanismo
IMAGENS MODERNISTAS NO URBANISMO DE PORTO ALEGRE 1950-1960
Carolina Freitas Vieira 1
1. Depto. de Urbanismo, Faculdade de Arquitetura, UFRGS
INTRODUÇÃO:

Esse trabalho enfoca o período da história da cidade de Porto Alegre no qual os preceitos modernistas se difundiram nos meios técnico, acadêmico e político locais, especialmente entre as décadas de 1940 a 1960. Essas idéias surgidas no período do entre - guerras chegam a Porto Alegre por volta de 1945 especialmente pela tradução e divulgação da Carta de Atenas, de autoria de Le Corbusier. O Plano Diretor de Porto Alegre, aprovado em 1959, teve como base os princípios do Movimento Moderno manifestado nos instrumentos de planejamento, na legislação urbana e nos projetos dos bairros. Esse trabalho inserido na pesquisa "As Políticas Públicas e a Morfologia das Cidades" visa registrar os projetos urbanísticos que trazem a marca das idéias oriundas do Movimento Moderno, sendo o primeiro deles o da Avenida Primeira Perimetral, anel viário que contorna o centro histórico da cidade, constante no Plano Diretor de 1959. Procura-se constatar se tal projeto reflete uma origem de inspiração modernista em Porto Alegre. Verificam-se os dispositivos legais previstos no Plano Diretor para avaliar a consolidação dessa orientação modernista no espaço urbano edificado ao longo da avenida.

METODOLOGIA:

A pesquisa consistiu em diversas etapas, incluindo: pesquisa bibliográfica (embasamento teórico) sobre os princípios do Movimento Moderno e contextualização político-administrativa e físico-territorial da cidade de Porto Alegre-RS no período em estudo; delimitação de um trecho da Avenida Loureiro da Silva para análise específica da morfologia consolidada; pesquisa documental junto a órgãos públicos para levantamento da legislação urbana e registro da aprovação de projetos das edificações do trecho em análise; elaboração de material gráfico (mapas, gráficos e imagens); pesquisa de campo (registro fotográfico); organização e análise do material para elaboração de relatórios e montagem de painel de apresentação dos resultados da pesquisa.

RESULTADOS:

O projeto da Av. Primeira Perimetral de Porto Alegre consistiu no maior destaque do Plano Diretor de 1959, projetada para ser uma coletora do trânsito oriundo da área central da cidade, de forma a distribuir o fluxo para as vias radiais as interligando. Facilitando a conexão entre os bairros, pretendia criar novos caminhos para a expansão urbana e comercial. Contudo muitas das previsões não foram concretizadas principalmente em relação ao traçado previsto.

Dentro do projeto da Primeira Perimetral foi selecionado um trecho para realização da análise da legislação prevista no Plano, compreendendo aproximadamente quatro quadras na Av. Loureiro da Silva. Os índices previstos para essa área garantiam a criação de uma cidade com edificações modernas, dotadas de boa insolação e ventilação, com um amplo passeio sob galerias de pilotis no térreo.

Através da verificação da situação atual, ou seja, um levantamento do que de fato está construído nos lotes e das datas de aprovação dos projetos, foi constatada a legislação sob a qual as edificações foram construídas. Os resultados obtidos foram datas de aprovação posteriores a 1979 quando já estava em vigência o Primeiro Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano - 1979 e o Primeiro Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental - 1999.

 

CONCLUSÃO:

A sucessão de planos que se seguiram ao Plano Diretor de 1959 (1º PPDU/1979 - Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e 1º PDDUA /1999 - Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental) não alterou de maneira significativa a tipologia prevista para a área, pois as características das edificações e de ocupação dos lotes conseguiram se consolidar no espaço urbano construído.

Temos no trecho analisado prédios construídos com importantes características previstas no Plano Diretor de 1959 como: as galerias sobre pilotis no térreo, uniformidade das alturas dos pavimentos e os recuos dos blocos superiores em relação à base do prédio. Por isso podemos afirmar que a Avenida Primeira Perimetral (Av. Loureiro da Silva) reflete uma imagem formal de orientação modernista no urbanismo de Porto Alegre.

Esse fato leva a formulação de uma nova hipótese, de que os Planos que sucederam o Plano Diretor de 1959, o 1º PDDU (1979) e 1º PDDUA (1999) tiveram uma orientação semelhante ao seu antecessor para a legislação da área da Primeira Perimetral, correspondente aos princípios e doutrinas do Movimento Moderno. Essa nova hipótese será confirmada na próxima etapa da pesquisa.

Instituição de Fomento: Propesq - UFRGS
Palavras-chave: Legislação Urbana, Movimento Moderno, Políticas Públicas.