62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 2. Comunicação e Educação
CAMPANHAS EDUCATIVAS: FACE PUBLICITÁRIA DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA
Victor Leonardo Lopes da Cruz 1
Marcelo Ribeiro Silva 1
Mônica Igreja do Prado 1, 2
1. FATECS, Curso de Comunicação Social, UniCEUB, Brasília, DF
2. Profª. Ms.
INTRODUÇÃO:
A pesquisa Campanhas educativas: face publicitária da comunicação pública está inserida na interface de comunicação e política. A pergunta-problema que norteou o trabalho é: como campanhas educativas estão inseridas no mundo da Publicidade e da Comunicação Pública, no âmbito do Executivo do Distrito Federal e do Federal?
METODOLOGIA:
Para responder a isso, realizou-se estudo documental, em que foram consultados e analisados 15 diplomas legais e regulatórios que tratam da Publicidade, e pesquisa bibliográfica em 11 obras de referência, além de análise de obras que compõem a literatura sobre teoria e técnicas publicitárias. Além das pesquisas documental e bibliográfica, fez-se, como previsto nos objetivos específicos, a coleta aleatória de peças de campanhas públicas educativas de modo a compor acervo para o grupo de pesquisa Educação superior e comunicação, cadastrado no CNPq e certificado pela instituição, e o grupo Comunicação pública.
RESULTADOS:
O exame dos materiais permite apontar sete resultados: os diplomas legais sobre Publicidade não abordam campanhas públicas educativas nem como técnica, nem como tipologia; os códigos de regulamentação da Publicidade não abordam campanhas públicas educativas nem como técnica, nem como tipologia, mas apontam para possível conceituação e estabelecem diretrizes operativas para categorias especiais de anúncios; os dicionários de Ciências da Comunicação não abordam campanhas públicas educativas, salvo dicionários de Marketing que as definem como marketing social; o Poder Executivo Federal, como emissor anunciante que contrata serviços de publicidade, estabelece a publicidade de utilidade pública; o Poder Executivo do Governo do Distrito Federal segue o Poder Executivo Federal quanto à normatização de publicidade de utilidade pública. O exame do material também apontou que Publicidade como instrumento de Política Pública, por intermédio de campanha pública educativa, produz deslocamento em relação ao modo tradicional de como a Publicidade se enquadra nas Ciências da Comunicação, deixando para trás o mundo do mercado e da concorrência, para entrar no mundo da educação, da informação, da conscientização, da mudança de hábitos e do desenvolvimento integral do indivíduo.
CONCLUSÃO:
A produção acadêmica no âmbito da Publicidade não aborda campanha pública educativa e, quando o faz, não a posiciona conceitualmente num quadro de referência nem a relaciona com Política Pública praticada pelo ente estatal, pelo ente privado ou pelo ente do setor social; a produção científica sobre campanha pública educativa é difusa e está no âmbito do Governo Federal e do setor social.
Instituição de Fomento: PIC - UniCEUB
Palavras-chave: comunicação pública, publicidade de utilidade pública, campanha pública educativa.