62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 9. Imunologia - 5. Imunologia
INFLUÊNCIA DO CIGARRO SOBRE A PRODUÇÃO DE SUPERÓXIDO EM NEUTRÓFILOS E MONÓCITOS
Laiane da Silva Carneiro 1
Tatiana Karla Borges 1, 2
1. FACES. Curso de Biomedicina, UniCEUB, Brasília, DF
2. Profª. Msc.
INTRODUÇÃO:
A fumaça do cigarro contém mais de 4000 substâncias geradoras de largo espectro de efeitos deletérios no organismo. O uso do tabaco é evidenciado como fator causal de quase 50 doenças diferentes, destacando-se as doenças cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas. Estudos têm demonstrado que os componentes presentes no cigarro alteram o sistema imunológico, no entanto estes efeitos ainda não estão totalmente estabelecidos. No que concerne à capacidade microbicida de neutrófilos e monócitos, as pesquisas retornam resultados contraditórios, sendo, por isso, necessário estabelecer como o cigarro pode influenciar o mecanismo de resposta inata.
METODOLOGIA:
O presente trabalho avaliou a influência do cigarro na produção de superóxido de neutrófilos e monócitos humanos em indivíduos fumantes e fumantes passivos, correlacionando-a com os resultados em indivíduos não fumantes, em ambos os sexos, por meio do teste do NBT (Nitroblue tetrazolium), que detecta, de maneira indireta, a produção dos ânions superóxido. Estes, por sua vez, são produzidos durante a fagocitose e auxiliam o efeito microbicida dos fagócitos. Durante o período de setembro de 2008 a junho de 2009, foram analisadas 60 amostras de sangue.
RESULTADOS:
Os dados demonstraram diferença estatística na produção de superóxido por monócitos e neutrófilos em fumantes e fumantes passivos quando comparados com os não fumantes. Observou-se que os resultados do grupo fumante apresentam produção maior do radical superóxido em comparação aos outros grupos, o que pode inferir a alteração da capacidade microbicida de monócitos e neutrófilos.
CONCLUSÃO:
Contudo, observa-se que os efeitos nocivos do fumo no organismo podem ser variados, porque, na composição do cigarro, existem inúmeros componentes tóxicos, e a intensidade dos efeitos vai depender da quantidade de cigarros fumados por dia, do número de inalações, da composição do cigarro e do tempo de exposição à fumaça.
Instituição de Fomento: Bolsista PIC / UniCEUB
Palavras-chave: cigarro, fagócitos, ânion superóxido.