62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
EFICÁCIA E ARTICULAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS, REDES INTERSETORIAIS E RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA CIDADE DE ARUJÁ/SP
Maria Cristina da Silva 1
Jumara Silvia Van De Velde Vieira 1
1. curso de psicologia- UNG/SP
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa discute as dificuldades das relações intersetoriais e os entraves nos serviços dirigidos às crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social como: violência física, sexual e psicológica; exploração sexual e negligência. Os equipamentos de assistência social do município de Arujá executam as políticas públicas no combate à exclusão social, na promoção para o desenvolvimento humano e no acesso à cidadania. Para alcançar essas metas há uma rede de proteção social com diversos atores do poder público e da sociedade civil. No município de Arujá o Programa Sentinela, criado pelo Governo Federal é executado pela Secretaria de Assistência Social, no Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), onde ocorrem os encaminhamentos para as medidas protetivas, por equipes multidisciplinares, bem como em mão dupla possui o papel de acolher as demandas de todos os órgãos que compõem a rede social. O objetivo deste estudo foi compreender a natureza das relações intersetoriais que envolvem essa rede social. Buscou-se ainda, identificar a eficácia no uso dessas redes intersetoriais.
METODOLOGIA:
Realizou-se pesquisa de natureza exploratória, qualitativa, que estudou a Rede de Proteção Social do Município de Arujá/SP. Foram realizadas dez entrevistas semi-estruturadas, gravadas e transcritas na integra. A amostra foi composta pelos atores sociais em cargo de chefia (representantes da Secretarias: Assistência Social, Assuntos Interinos e Jurídicos, Saúde, Educação; representantes: do Ministério Público, Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, Conselho Tutelar, Centro de Referência especializado de Assistência Social). A pesquisa foi aprovada pelo CEP - UnG. A análise das entrevistas baseou-se nos conteúdos, organizados em três pólos cronológicos a) pré-analise; b) a exploração do material e c) o tratamento dos resultados. As análises geraram as seguintes categorias: 1) Perfil dos participantes da rede; 2) Comunicação compartilhada; 3) Relações no Trabalho; 4) A humanização nos serviços oferecidos pelo setor público; 5) Vantagens da articulação da rede intersetorial; 6) O pacto: um desafio à eficiência da Rede Intersetorial; 7) Avaliação da política da qualidade no atendimento aos usuários da rede intersetorial.
RESULTADOS:
A análise de conteúdo categorial foi tratada, estatisticamente, por meio de frequência porcentual dos conteúdos similares encontrados. Apurou-se que o perfil dos participantes da rede são 90% composto por pessoas flexíveis, com espírito colaborativo, dispostas a ajudar pessoas e mobilizadas a compartilhar experiências. Ainda 60% demonstram estar abertos e dispostos a ouvir o outro. 80% são comprometidos com o trabalho: têm afinidade e sentem-se realizados, no entanto apenas 50% conhecem bem e estão envolvidos com a comunidade na resolução dos problemas. A comunicação não é compartilhada - todos a julgam como não eficaz. 80% dos conteúdos indicam que as relações interpessoais são variáveis de influência sobre a eficácia do funcionamento dos serviços prestados pelo município. Como entraves, 50% dos participantes apontam a falta, de protocolo de ações intersetoriais que viabilizem a eficácia nos encaminhamentos, e 20% citam a falta de clareza do papel de cada profissional envolvido no trabalho em rede como outro entrave. Uma parcela de 20% não reconhece a presença de entraves e outros 10% apontam o não compartilhamento de ações como o principal obstáculo á eficácia.
CONCLUSÃO:
A pesquisa indicou que há vantagens no trabalho em redes intersetorias, pois na cidade de Arujá já se verifica a consciência dos benefícios agregados no desenvolvimento de suas atividades mediante a articulação do trabalho em rede. Compreende-se a necessidade de planejamento integrado e a construção compactuada de protocolos de encaminhamento e atendimento para alcançar a eficácia. A comunicação compartilhada é o ponto frágil. O presente estudo indica que a busca de linguagem comum parte primeiro de uma sensibilização geral entre os setores e seus membros. A humanização dos serviços ainda não está consolidada, mas as mudanças nesse sentido são percebidas como relevantes. A política de atendimento aos usuários é considerada eficaz no município, mas há de se ampliar tanto o conhecimento sobre os direitos dos usuários, como o número de profissionais no atendimento.
Instituição de Fomento: PIBIC UNG
Palavras-chave: Psicologia e Políticas Publicas, redes intersetoriais, articulação de rede.