62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 8. Organizações e Alternativas Organizacionais
ACUMULAÇÃO DE COMPETÊNCIAS TECNOLÓGICAS NA FUNÇÃO PROCESSO E ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO A PARTIR DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM SUBJACENTES - UM ESTUDO EM EMPRESA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARTICIPANTE DE UMA REDE DE APRENDIZAGEM
Aline de Assis Teixeira 1
Renata Gradvohl 1
Ana Augusta Ferreira de Freitas 1
Vânia Freitas 1
Germana Rolim 1
Antonio Miranda 1
1. uece
INTRODUÇÃO:
Uma das principais características da reestruturação industrial é a possibilidade da solidificação de novas formas de relação intra e interempresas. Neste sentido, surge como possibilidade concreta para o desenvolvimento empresarial, os modelos organizacionais baseados em mecanismos de associação, cooperação, compartilhamento e aprendizado mútuos. Cooperações horizontais, estabelecidas entre firmas que ocupam posições semelhantes na cadeia produtiva, é um exemplo de associação que pode alcançar coletivamente ganhos superiores ao que poderia ser atingido pela atuação individual. Um exemplo deste tipo de rede é aquela formada a partir do Programa de Inovação da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (INOVACON-CE), institucionalizado a partir de 1998. A vinculação e a participação nas atividades do INOVACON é um dentre os vários processos pelos quais as empresas participantes podem adquirir aptidões.
METODOLOGIA:
Dentro da rede em questão, foi escolhida uma empresa para ser estudada. Para a utilização neste trabalho do modelo proposto por Figueiredo (2001), adaptado de Lall (1992) e de Bell e Pavitt (1995), foi necessária a realização de um processo de adaptação do modelo para o setor em estudo, sendo este processo composto de duas etapas. A primeira destas consistiu em pesquisas documentais, fundamentalmente através de artigos nacionais e internacionais que tratam de assuntos pertinentes ao setor da construção civil e em revistas que discutem temas relacionados ao setor em questão. Os artigos selecionados nestes casos tratavam sobre inovação tecnológica na construção civil e foram publicados, principalmente, no Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção (SIBRAGEC); no Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ENTAC); e na Revista Techné dos últimos cinco anos. Além da pesquisa documental, outra etapa de fundamental importância realizada neste processo de adaptação, foram as entrevistas com especialistas do setor da construção civil.
RESULTADOS:
Neste primeiro período, pode-se notar que a construtora em estudo não alcançou, de forma completa, nem mesmo o primeiro nível (rotineiro básico) de competências tecnológicas. Contudo, apesar de não ter sido possível observar uma melhoria no segundo período no que se concerne ao nível de acumulação de competências tecnológicas, começaram a surgir, nesta fase, indícios de interação, mesmo que discreta, entre os processos de aprendizagem. No terceiro período, a empresa conquistou a totalidade das competências de nível 1 (rotineiro básico) e conquistou competências nos níveis 2 (rotineiro avançado) e 3 (inovador básico).
CONCLUSÃO:
Atendendo ao objetivo desta pesquisa, evidenciou-se, a partir destes achados, que a construtora em estudo, após o ingresso na rede, passou a acumular, com uma maior velocidade, competências tecnológicas de níveis mais elevados. Nos dois períodos anteriores à entrada na rede, a empresa não apresentou mudanças significativas de evolução na função processo e organização da produção. Apesar da empresa ainda se encontrar em um nível rotineiro de atividades, na análise de seu último período histórico, ela já começou a apresentar indícios de que está a caminho de níveis inovadores na trajetória de acumulação de competências tecnológicas na sua função de produção. Entretanto, cabe enfatizar que as características inerentes a este tipo de empresa, como o reduzido número de empregados; a alta rotatividade; e a pequena variedade de produtos, ainda se constituem uma barreira para a plena incorporação dos conhecimentos obtidos pela participação em uma rede.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cnpq
Palavras-chave: Redes de aprendizagem, Acumulação tecnológica, Construção Civil.