62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE MANDIOCA CULTIVADAS NO CERRADO DE RORAIMA PARA PROCESSAMENTO MÍNIMO
Natália Trajano de Oliveira 1
Guilherme Silva Rodrigues 1
Cirano Cruz Melville 2
José Maria Arcanjo Alves 3
Sandra Cátia Pereira Uchôa 4
1. Eng. Agr., Mestrando em Agronomia / UFRR
2. Graduando em Agronomia / UFRR
3. Prof., D. Sc., do Departamento de Fitotecnia do CCA / UFRR - Orientador
4. Profa. do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola do CCA / UFRR
INTRODUÇÃO:
A mandioca (Manihot esculenta Crantz, 1766), família Euphorbiaceae, é um dos alimentos mais cultivados nos trópicos, sendo amplamente utilizada na produção de subsistência. No entanto, esta raiz tuberosa apresenta a ocorrência natural de glicosídeos cianogênicos (linamarina e lotaustralina), cuja ingestão pode determinar a produção endógena de cianeto, potencialmente tóxico aos seres humanos. No Estado de Roraima, a cultura tem se mostrado bastante promissora, principalmente para pequenos e médios produtores, onde é cultivada em 5.800 ha, com uma produção de 77.190 (IBGE, 2009). É destinada em grande parte ao fabrico da farinha e outra parte da produção é destinada ao consumo de mesa (mandioca mansa) e a extração artesanal da goma fresca (fécula). Porém, grande parte da produção é perdida devido ao rápido processo de deterioração, tornando as raízes inaptas para comercialização e consumo. O processamento mínimo das raízes de mandioca visa a manutenção da qualidade química, microbiológica e sensorial, além de aumentar o tempo de prateleira. Objetivou-se com este trabalho, avaliar as raízes de seis cultivares de mandioca, cultivadas em área de cerrado de Roraima, identificando e classificando-as quanto ao seu teor de ácido cianídrico e tempo de vida útil após processamento mínimo.
METODOLOGIA:
As raízes foram provenientes de experimento instalado em setembro de 2008, em fileiras duplas, obedecendo ao espaçamento de 2,0 x 0,8 x 0,8 m. As cultivares utilizadas foram: Aciolina, Pão, Pão do Chile, Água Morna, Enxuta e Amazonas, esta última sendo considerada mandioca brava na sua região de cultivo. As cultivares de mandioca foram plantadas obedecendo ao delineamento experimental em blocos casualizados com quatro repetições. A colheita foi realizada no mês de maio de 2009, aos oito meses após o plantio. Para a análise do teor de ácido cianídrico (HCN) fez-se a colheita de três plantas representativas localizadas na área útil da parcela, procedendo-se a retirada da parte apical de duas raízes por planta para mensuração do teor de HCN. Fez-se uma segunda colheita aos 11 meses após o plantio para determinação do tempo de vida útil das raízes minimamente processadas e embaladas à vácuo, considerando parâmetros como percentagem de perda de massa da matéria fresca, teor de sólido solúveis totais, deterioração fisiológica, alterações microbiológicas e características relacionada à cocção. Os valores médios foram utilizados para realizar a análise estatística, utilizando-se a análise de variância e a comparação das médias feitas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.
RESULTADOS:
Observou-se que a cultivar Amazonas apresentou elevados teores de HCN (574,11 mg kg-1), diferindo-se estatisticamente das demais cultivares analisadas, sendo esta classificada como mandioca brava, não sendo recomendada para consumo in natura. Portanto, como esta cultivar não foi classificada como mandioca de mesa (mandioca mansa ou macaxeira), optou-se por excluí-la das demais avaliações. Os resultados obtidos com as amostras das raízes das cultivares minimamente processadas e embaladas à vácuo por um período de 40 dias apresentaram perda de massa fresca abaixo de 0,13% do peso inicial, podendo as raízes serem consumidas até o trigésimo dia, sem apresentar alterações em suas qualidades sensoriais além de apresentar um tempo de cocção inferior a 30 minutos, destacando-se a cultivar Aciolina das demais por ter apresentado o menor tempo de cocção. Em relação ao teor de sólidos solúveis a cultivar Pão diferiu das demais com um valor de 6,7 °Brix em todo o período de armazenamento. Constatou-se ainda que o teor de sólidos solúveis não sofreu alteração com o tempo de armazenamento em todas as cultivares analisadas.
CONCLUSÃO:
De acordo com os resultados alcançados, concluiu-se que o processamento mínimo de raízes de mandioca garantiu a manutenção da qualidade química, microbiológica e sensorial, prolongando seu tempo de prateleira. As cultivares de mandioca foram classificadas quanto ao teor de HCN em: Mansas (Enxuta e Pão do chile), intermediárias (Pão, Aciolina e Água morna) e Brava (Amazonas). Todas as cultivares de mandioca minimamente processadas apresentaram perda de massa da matéria fresca linear durante o período de armazenamento refrigerado. O teor de sólidos solúveis das raízes de mandioca minimamente processadas não sofreu alteração com o tempo de frigoarmazenamento em todas as cultivares. Aos quarenta dias de armazenamento refrigerado, não se observou sintomas de deterioração fisiológica e manifestação microbiológica.
Instituição de Fomento: PIBIC-UFRR
Palavras-chave: Manihot esculenta, ácido cianídrico, embalagem à vácuo.