62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
ECOLOGIA DAS MACROFITAS AQUATICAS DO IGARAPÉ GRANDE - BOA VISTA
Ruth Caroline Prill Gomes 1
Lucília Dias Pacobahyba 1
1. Universidade Federal de Roraima - UFRR
INTRODUÇÃO:
As macrófitas aquáticas durante muitos anos foram consideradas pouco importantes para o metabolismo dos ecossistemas aquáticos, no entanto, com o aprofundamento do conhecimento, ficou evidenciado o seu importante papel, podendo tornar-se as principais controladoras da dinâmica de nutrientes no ecossistema. Respondem de forma rápida a gradientes ambientais, por isso são consideradas boas indicadoras de ambientes impactados. O objetivo deste trabalho foi realizar o levantamento e caracterização ecológica dos vegetais aquáticos ocorrentes ao longo do igarapé Grande.
METODOLOGIA:
As amostras do igarapé Grande foram coletadas em sete estações de amostragem: uma lagoa que fica a nascente do igarapé, duas estações a montante do ponto de lançamento dos efluentes da ETE - Boa Vista no igarapé, e quatro estações a jusante do ponto de lançamento da ETE - Boa Vista.
RESULTADOS:
. Destes, 4 estão à montante e 7 à jusante da Lagoa de Estabilização. É observado que os quatro gêneros encontrados à montante se mostraram tolerantes a ambientes degradados pela ação antrópica; uma vez que neste ponto é observada a descarga de águas das lagoas de estabilização, e o chorume do antigo lixão do Município de Boa Vista, onde atualmente funciona a usina de asfalto. Através deste estudo, pode-se observar que na parte impactada há uma menor diversidade de macrófitas. A presença de Eichhornia apresenta um risco à vida deste igarapé, pois ela duplica a sua biomassa a cada duas semanas e aumenta a evapotranspiração de 5-10 vezes. A presença de Lemna também indica que o ambiente está sendo poluído, pois esta é mais freqüente em locais antropizados, além de Salvinia, que é pioneira na sucessão em locais perturbados. Nos pontos à montante, a ocorrência de Nymphaea mostra que o ambiente é pouco impactado, pois este gênero é considerado indicador de ambiente conservado ou pouco poluído.
CONCLUSÃO:
Assim, nota-se que as macrófitas estão respondendo às perturbações ambientais no igarapé estudado, corroborando a hipótese de serem boas indicadoras de poluição.
Instituição de Fomento: PIBIC - CNPq
Palavras-chave: macrófitas aquáticas, bioindicadoras, Igarapé Grande.