62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 11. Morfologia - 3. Citologia e Biologia Celular
ESTUDO MORFOLÓGICO E HISTOQUÍMICO DA HEPATOTOXICIDADE DO HERBICIDA ROUNDUP® NO FÍGADO DO GUARU (Poecilia vivipara)
Ana Paula Rezende dos Santos 1
Joana Cristina Neves de Menezes Faria 1
Thiago Lopes Rocha 1
Simone Maria Teixeira de Sabóia-Morais 1
1. Departamento de Morfologia, ICB / UFG, Goiânia-GO 74001-970, Brasil
INTRODUÇÃO:

A poluição dos ecossistemas aquáticos tem crescido, principalmente por causa do desenvolvimento industrial e agrícola. O herbicida Roundup®, glifosato N-(fosfonometil) glicina, possui ampla utilização em todo o mundo e por isso têm sido realizados testes de toxicidade em organismos aquáticos como ferramentas eficazes para avaliação, predição ou detecção dos efeitos desse composto sobre os organismos vivos.

O fígado dos peixes, e de outros vertebrados, tem importante atuação no controle de várias funções vitais como: armazenamento e biotransformação das substâncias obtidas pela corrente sanguínea e sistema portal. Sendo também um órgão de atividade metabólica muito intensa. Assim, apresenta-se muito sensível a contaminantes ambientais, pois muitos destes se acumulam no tecido hepático, podendo este órgão ser considerado um bom indicador de saúde para o peixe.

Este estudo investigou a toxicidade aguda do herbicida Roundup® através das análises morfológicas e histoquímicas do fígado do peixe P. vivipara após a exposição em diferentes concentrações

METODOLOGIA:

Os modelos testes utilizados no experimento foram adquiridos na Piscicultura da Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFG), submetidos à aclimatação por 72 horas em aquários de 40 litros com oxigenação, temperatura, amônia e pH controlados, com ciclo de 12:12 claro:escuro, e alimentados uma vez ao dia com ração Alcon Gupies. Utilizou-se diluições do herbicida Roundup® comercial, para as exposições.

Realizou-se a exposição aguda de 20 peixes por 24 horas nas concentrações 0, 15, 25, e 35 µl/L do herbicida Roundup®. Para obtenção dos tecidos, os animais foram descerebrados, em seguida o fígado foi dissecado, submetidos à fixação por imersão em formalina neutra a 1% e Karnovsky e processados para inclusão em paraplast e historesina, respectivamente. Amostras inclusa em paraplast foram seccionadas com 3 µm de espessura, e  coradas com hematoxilina e eosina. As inclusas em historesina foram seccionadas em 1 µm de espessura e foi corada com Azul de Toluidina pH 8,5 (AT). Para as análises histoquímicas utilizaram-se as reações de Periodic Acid Schiff e PAS + Amilase salivar para detecção de glicoproteínas neutras ou glicogênio. As lâminas foram analisadas e fotografadas no fotomicroscópio (Olympus-CH 30).

RESULTADOS:
Foi possível observar alterações celulares acentuadas conforme o aumento das concentrações experimentais, confirmando o alto potencial tóxico do herbicida Roundup®. A vacuolização dos hepatócitos estava presente em todos os grupos tratados, mostrando-se mais evidente nos grupos de 25 e 35µl/L. A vasodilatação observada nos sinusóides e vasos de maior calibre associada com aumento do número de hemácias no interior dos vasos sanguíneos, a congestão dos sinusóides e a presença de focos hemorrágicos foi observado em todos os grupos experimentais dos guarus.  . A histoarquitetura dos hepatócitos de guaru mostrou-se extremamente alterada nos grupos de 25 e 35µl/L, havendo hipertrofia dos hepatócitos, focos eosinofílicos, núcleos picnóticos, fibrose, necrose, melanomacrófagos e mudança na localização dos mesmos. Por meio da análise dos hepatócitos utilizando o PAS e PAS + amilase salivar tanto o grupo controle quanto os tratados apresentaram positividade, indicando a presença de glicoproteínas neutras e glicogênio, respectivamente.
CONCLUSÃO:
Pelas avaliações morfológicas e histoquímicas do fígado de P. vivipara, percebe-se que as alterações encontradas estão relacionadas à ação do herbicida Roundup®. Por isso, esse órgão pode ser considerado como alvo principal dos contaminantes e poluentes aquáticos. Além disso, o trabalho qualifica o guaru como sistema-modelo para a avaliação dos efeitos de poluentes químicos no meio aquático.
Instituição de Fomento: PIVIC / UFG
Palavras-chave: Fígado, Guaru, Roundup®.