62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
COMPOSIÇÃO QUÍMICA E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE LARVICIDA DO ÓLEO ESSENCIAL DE Lantana camara L.
Deidivânia Pereira Teixeira 1
Jane Eire Silva Alencar de Menezes 1
Gilvandete Maria Pinheiro Santiago 2
Hélcio Silva dos Santos 3
1. Laboratório de Pesquisa em Química (LPQ), Faculdade de Educação de Itapipoca
2. Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, Universidade Federal do Ceará
3. Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Estadual Vale do Acaraú
INTRODUÇÃO:

Lantana camara L. (Verbenaceae), é um arbusto florífero conhecido popularmente como: "cambará", "cambarazinho" ou "lantana-cambará". É originária da América tropical e subtropical, e atualmente é cultivada em várias partes do mundo como planta ornamental. Também é muito utilizada na medicina popular como sudorífico, carminativo, anti-séptico, antiespasmódico e emético. A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo. Em virtude desses fatos foi realizado teste de atividade larvicida contra o Aedes aegypti utilizando o óleo essencial das inflorescências de L. camara. Assim, este trabalho tem como objetivo relatar a composição química volátil de L. camara coletada na região Norte do Ceará e atividade larvicida de seu óleo.

METODOLOGIA:

Os óleos essenciais das inflorescências de L. camara (150 g) coletadas em fevereiro de 2009 no município de Itapipoca-Ce foram obtidos por hidrodestilação em aparelho Clevenger, durante 2 h e analisados por CG/MS e CG-FID. O teste da atividade larvicida foi realizado com amostra do óleo essencial da espécie em diferentes concentrações e em triplicatas. O material testado foi colocado em um béquer (50 mL) e dissolvidos em 20 mL de DMSO/H2O 1,5%. Em seguida 50 larvas do Aedes aegypti em estágio III foram colocadas nos béqueres citados anteriormente. Após 24 horas, a temperatura ambiente, o número de larvas mortas foi contado, e a CL50 calculada. Para o teste em branco foi usado DMSO/H2O 1,5% e como padrão positivo inseticida Temephos, assim o potencial larvicida do material foi determinado.

RESULTADOS:

O óleo essencial das inflorescências de L. camara foi obtido em um teor de 0,4%. A análise química por CG-MS dos constituintes do referido óleo revelou uma predominância principalmente de sesquiterpenos, sendo identificados como constituintes majoritários,                 os sesquiterpenos b-longipineno (27,64%), viridifloreno (14,27%) e d-cadineno (8,07%). O óleo essencial das inflorescências de L. camara submetido ao teste larvicida frente às larvas do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, apresentou atividade larvicida moderada, com uma CL50 de 69,2 ppm.

CONCLUSÃO:

Segundo as análises realizadas com o óleo das inflorescências de L. camara, o perfil químico está de acordo com a literatura, variando apenas o percentual relativo de seus componentes. Os resultados apresentados neste trabalho demonstram que o óleo essencial das inflorescências de L. camara são promissores frente ao teste de atividade larvicida contra o Aedes aegypti, e neste contexto, motivam a continuação dos estudos químico e biológico de L. camara.

Instituição de Fomento: FUNCAP - UECE
Palavras-chave: Lantana camara, óleo essencial, atividade larvicida.