62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
A QUESTÃO DAS EMOÇÕES NA OBRA DE SILVIA LANE
Júlia Calderazzo 1
Maria do Carmo Guedes 2, 3
1. Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde - Curso de Psicologia - PUC/SP
2. Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social - PUC/SP
3. Profa. Dra./Orientadora
INTRODUÇÃO:

Participar da análise documental do acervo de Silvia Lane, de propriedade do Núcleo de Estudos em História da Psicologia (NEHPSI), do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da PUC-SP, permitiu um contato bastante significativo com boa parte dos trabalhos desenvolvidos pela pesquisadora no decorrer de sua vida profissional. Investigamos dois arquivos (documentos profissionais e textos inéditos) e, gradualmente, reconhecemos a importância de seu legado. Ao nos aproximarmos de sua obra, tivemos oportunidade de selecionar um tema especial para a continuidade de nossa pesquisa. Assim, formulamos uma questão: como, nos trabalhos de Silvia Lane, se desenvolvem as pesquisas sobre emoções, principalmente quando associadas a problemas de jovens em conflito com a lei?

METODOLOGIA:

Para respondê-la, o trabalho inicial consistiu na análise de conteúdo de dois de seus livros: O Homem em movimento (1984) e Novas Veredas da Psicologia Social (1994). Em seguida, após a análise de teses e dissertações orientadas pela autora, foi possível selecionar uma delas - aquela que fazia referência direta ao problema de pesquisa - e proceder à análise de conteúdo. Inicialmente, realizamos uma leitura mais "editorial" da obra selecionada; em seguida, uma leitura durante a qual anotações foram feitas para a apreensão do referencial usado, com destaque para as referências específicas a respeito do nosso problema de pesquisa. Finalmente, uma terceira leitura foi feita, na qual as referências a Silvia Lane foram especialmente analisadas.

RESULTADOS:

Os resultados mostram que a questão das emoções foi sendo gradualmente aprofundada no decorrer do percurso profissional de Silvia Lane. Alicerçando seus estudos sobre base materialista-histórica, a pesquisadora fundamenta seus trabalhos - assim como orienta aqueles que participam de atividades de pesquisa em seu Núcleo "Categorias fundamentais do psiquismo humano" - na compreensão de que o homem é produto e produtor de sua história. Para a autora, a constituição do psiquismo humano - com o afeto como importante mediador - tem relação intrínseca com as condições sociais e históricas sobre as quais o mesmo está fundamentado. No trabalho com a dissertação escolhida, pudemos verificar claramente a concepção de que o desenvolvimento do afeto ou das emoções está imbuído do mundo que nos cerca e do qual fazemos parte.

CONCLUSÃO:

A compreensão dos processos coletivos pode revelar a forma como as subjetividades individuais tornam-se objetivas nas diferentes sociedades, em tempos históricos distintos. Para tanto, ao buscarmos compreender a "lógica" dos chamados atos infracionais, podemos começar pela "lógica" das emoções e dos afetos; devemos nos despir de todo preconceito, para podermos entender o problema - e a linguagem, expressa pelas emoções, dos jovens em conflito com a lei. Assim, poderemos analisar a situação de grupos que, em nossa sociedade, vivem à margem, constituindo modos peculiares de subsistência e de relação com o mundo.

Instituição de Fomento: PIBIC - Cnpq
Palavras-chave: EMOÇÃO COMO CATEGORIA FUNDAMENTAL DO PSIQUISMO HUMANO, JOVENS EM CONFLITO COM A LEI, PSICOLOGIA SOCIAL CRÍTICA.