62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 1. Genética Animal
Biomonitoramento da ação genotóxica de florações de cianobactérias, através da freqüência de micronúcleos e outras alterações nucleares em eritrócitos de peixes da espécie Oreochromis niloticus (Perciformes, Cichlidae)
Dioceni Mancilha 1
Júlio Boschini Filho 2
1. Curso de Ciências Biológicas - Fac. de Ciências Médicas e da Saúde
2. Prof.Dr./Orientador-Depto. Morfol. e Patol.-Fac. de Ciências Médicas e da Saúde
INTRODUÇÃO:
As cianobactérias possuem um papel ecológico muito importante por representar a base da cadeia alimentar e além disso, são consideradas um dos primeiros organismos a liberar oxigênio na atmosfera. Contudo, as atividades antrópicas têm acelerado o processo de eutrofização nos ambientes aquáticos, proporcionando a ocorrência de florações de cianobactérias que muitas vezes pode ser prejudicial ao ambiente, pois muitas espécies de cianobactérias possuem capacidade de liberar substâncias tóxicas. Observações microscópicas da frequência de micronúcleos e outras alterações nucleares nos eritrócitos de peixes, vêm sendo muito utilizadas no biomonitoramento das águas com a finalidade de detectar o potencial genotóxico de diversas substâncias. A presente pesquisa teve como objetivo biomonitorar a ação das cianobactérias presentes no lago do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros.
METODOLOGIA:
O biomonitoramento a ação das cianobactérias foi realizado nas diferentes estações do ano através da frequência de micronucleação e de outras alterações nucleares, mediante exposição de peixes da espécie Oreochromis niloticus à amostras de água coletadas no lago em comparação com exemplares expostos aos controles positivo e negativo.
RESULTADOS:

Os resultados demonstraram a existência de genotoxicidade no lago em estudo, devido a um aumento estatisticamente significativo (p<0,05) na frequência da micronucleação quando comparado ao controle negativo em todas as estações do ano observadas, indicando a necessidade do biomonitoramento uma vez que foi detectada a presença de Microcystis aeruginosa.

CONCLUSÃO:

Os resultados obtidos demonstram presença de ação genotóxica no lago do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, durante as estações investigadas.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: teste do micronúcleo, cianobactérias, genotoxicidade.