62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Estudo da capacidade funcional e flexibilidade nas lombalgias crônicas tratadas com estabilização segmentar
Ana Paula Fernandes De Angelis Rubira 1
Aline da Costa França 1
Erica Cristina Moreira 1
Anaiana Fernanda Aguirre Couceiro 1
Taiara Oliveira Silva 1
Marcelo Custódio Rubira 1
1. Dep. Fisioterapia Faculdade São Lucas - FSL
INTRODUÇÃO:
Na escala das alterações dolorosas que afetam a o ser humano, a síndrome dolorosa lombar estabelece numerosa causa de incapacidade e morbidade, perdendo apenas para a cefaléia. No Brasil, a repercussão econômica destes dados fez com que as lombalgias se tornassem a 1ª causa de pagamento de auxílio doença e a 3ª causa de aposentadoria por invalidez. O músculo transverso abdominal é um músculo profundo circunferencial, que forma uma verdadeira cinta abdominal sendo ativado antes do início dos movimentos, o que lhe confere a função de estabilizar a coluna lombar, sendo que, nos indivíduos com lombalgia esta função está comprometida. Os exercícios de estabilização promovem o fortalecimento, diminuição do quadro álgico, propriocepção, equilíbrio e devem ser progredidos quando o paciente consegue ativar sua musculatura profunda ao mesmo tempo em que realiza movimentos dos membros. OBJETIVO: Avaliar a capacidade funcional e flexibilidade de jovens, gênero masculino, média de idade de 31,5±6,39 portadores de lombalgia crônica antes e após exercícios de estabilização segmentar.
METODOLOGIA:

A capacidade funcional e flexibilidade de 8 voluntários do gênero masculino, portadores de lombalgia crônica, foram avaliadas através do questionário de Roland Morris e do teste do 3 dedo ao solo que após a avaliação foram divididos aleatoriamente em 2 grupos. O grupo A realizou exercícios de alongamento e estabilização da coluna lombar com a ativação do transverso do abdome e o grupo B realizou exercícios de alongamento e fortalecimento tradicionais para a musculatura abdominal. Os voluntários foram submetidos a 10 sessões com freqüência de três vezes por semana com duração de 40 minutos sendo reavaliados após o término das 10 sessões.

RESULTADOS:
Os voluntários do grupo A apresentaram melhora na capacidade funcional (p<0,02) apenas no grupo A tratado com exercícios de estabilização segmentar. A flexibilidade se manteve em ambos os grupos após os exercícios de estabilização segmentar (p<0,67 para o grupo A e p<0,41 para o grupo B).
CONCLUSÃO:

Esses resultados sugerem que a capacidade funcional de portadores de lombalgia crônica melhorou após os exercícios de estabilização segmentar da coluna lombar quando comparados aos exercícios de fortalecimento abdominal tradicional mas não alterou os parâmetros de flexibilidade.  

Instituição de Fomento: Faculdade São Lucas
Palavras-chave: lombalgia crônica, estabilização segmentar, exercícios de alongamento e fortalecimento.