62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 4. Farmacotecnia
EFICÁCIA CONSERVANTE DO ÓLEO ESSENCIAL DE Cymbopogon citratus EM FORMULAÇÃO SEMISSÓLIDA FRENTE À Candida albicans
Ana Paula Christ 1
Caroline Cielo 1
Clarice Bueno Rolim 1
Cristiane de Bona da Silva 1
1. Universidade Federal de Santa Maria
INTRODUÇÃO:
A contaminação microbiana em preparações além de comprometer a eficácia e estabilidade do produto, pode constituir um risco para a saúde dos usuários, especialmente se constatar a presença de micro-organismos patogênicos. Na escolha de um sistema conservante alguns fatores são importantes, dentre eles: amplo espectro de atividade, eficácia sobre cepas específicas, compatibilidade com os componentes da formulação, ser atóxico e não irritante, apresentar custo aceitável. Atualmente, no desenvolvimento de formulações farmacêuticas, especialmente produtos cosméticos, diversas pesquisas têm despertado interesse na aplicação de produtos naturais. Neste sentido, os óleos essenciais obtidos de algumas espécies vegetais destacam-se por suas propriedades antimicrobianas, apresentando atividade frente à micro-organismos de importância clínica. O óleo essencial de capim-limão, obtido das folhas da espécie Cymbopogon citratus (Gramineae) é amplamente utilizado nas indústrias alimentícia e cosmética, e apresenta atividade antimicrobiana frente a espécies causadoras de infecções humanas e animais. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a utilização do óleo essencial de C. citratus como conservante em uma formulação semissólida para uso cosmético e farmacêutico.
METODOLOGIA:
A eficácia antimicrobiana do óleo foi inicialmente avaliada no meio de cultura. A suspensão do micro-organismo (Candida albicans ATCC 10231) foi inoculada no meio líquido (106UFC/mL) e após os tempos de contato de 0, 4, 8, 24, 48 horas e 7 dias, alíquotas de 1,0 mL foram retiradas e diluídas com 9,0 mL de solução salina. A viabilidade celular foi determinada por contagem em placa. As concentrações de óleo testadas foram 0,3 e 0,5 (v/v). Um controle positivo foi, também, realizado. Para a formulação semissólida, a atividade do óleo foi avaliada pelo teste de desafio. O óleo foi incorporado em creme não-iônico e gel hidrofílico (n = 3) e as amostras foram acondicionadas em frascos plásticos estéreis (20 g), contaminadas com C. albicans (106 UFC/g) e armazenadas a temperatura de 20-25 ºC. Após os tempos de 0, 7, 14, 21 e 28 dias, alíquotas de 1,0 g foram retiradas e diluídas em 9,0 mL de solução salina. Para cada tempo determinou-se a viabilidade celular. Uma formulação sem o óleo foi empregada como controle.
RESULTADOS:
No presente trabalho, quando o meio de cultura foi tratado com óleo essencial de C. citratus o número de células viáveis de C. albicans foi <10 UFC/ml (redução > 5 unidades log) após 4 horas de exposição. Além disso, este resultado manteve-se durante o tempo de incubação (7 dias). Este efeito foi observado para as diferentes concentrações do óleo avaliadas. Os resultados obtidos no teste do desafio demonstraram a atividade do óleo, uma vez que quando incorporado aos cremes foi capaz de reduzir completamente o inóculo de C. albicans (<10 UFC/g). Cabe salientar que de acordo com a Farmacopéia Americana, para produtos de uso tópico com base aquosa (categoria 2) o conservante é considerado eficiente se não ocorrer nenhum aumento na contagem inicial de C. albicans. Desta forma, os resultados obtidos demonstram a potencialidade do óleo como conservante, uma vez que se verificou uma redução acentuada do número de microrganismos viáveis em relação à concentração inicial (> 5 unidades log).
CONCLUSÃO:
Neste trabalho foi proposta uma estratégia para empregar o óleo essencial de C. citratus como conservante em formulações de uso tópico, em substituição aos conservantes sintéticos, aliado ao odor que o mesmo apresenta. Os resultados obtidos até o momento demonstraram sua adequada eficácia conservante frente à levedura de C. albicans.
Instituição de Fomento: FIPE Júnior
Palavras-chave: Candida albicans, Cymbopogon citratus, Conservante.